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Mapa dos hábitos do consumidor de cultura pop do Brasil

Omelete e IBOPE CONECTA mapeiam os hábitos do consumidor de cultura pop do Brasil

Com mais de 26 mil participações, quarta edição Geek Power, maior pesquisa do gênero, é a mais completa até agora

O fã de entretenimento tem de 18 a 34 anos (68%), mora no Sudeste (60%), tem ensino superior completo ou está cursando (65%), tem renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos (64%) e 91% fazem compras online. É o que revela a quarta edição da Geek Power, pesquisa realizada pelo Omelete Group, maior conglomerado de empresas de cultura pop do país, dessa vez em parceria com o IBOPE CONECTA – plataforma web do IBOPE Inteligência.

Com mais de 100 perguntas que ficaram no ar no portal Omeletewww.omelete.com.br – durante 14 dias, a pesquisa coletou mais de 26 mil participações, com o objetivo de mapear o perfil desse consumidor de ponta a ponta.

Nerds conectados

A média online do país é 10 horas online/dia, mas na pesquisa 41% se declaram online enquanto estão acordados. O smartphone é o meio mais usado para navegar na internet, sendo preferido por 60% das pessoas. Destes, 37% usam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

Nas horas livres a preferência ainda é estar conectado à internet (27%), mas os jogos vêm na sequência (16%), à frente de hábitos tradicionais como ver TV (13%) e estudar ou ler (13%). Como se espera de um público sempre em busca do que há de mais moderno, 94% afirmam ter um smartphone. O celular também é o aparelho favorito dos gamers: 58% jogam ao menos 1 vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.

Os internautas são de fato multitelas. Enquanto assistem TV ou jogam videogame, 68% também usam o celular. Comer alguma coisa também é um hábito para 2/3 dos internautas.

Filmes, séries e heróis

Game of Thrones, da HBO, voltou ao posto de série favorita com 36% dos votos. Demolidor (Marvel e Netflix), preferida da edição anterior da pesquisa, caiu para o terceiro lugar com 9%. Stranger Things (Netflix) foi a novidade da lista: mais de 13% consideraram a melhor dos últimos meses!

Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) permanece no pódio como o ator predileto pelo 4º ano seguido (10%), seguido de Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (a Viúva Negra) também manteve seu título de melhor atriz para o público (14%) pelo 3º ano consecutivo. Emma Watson aparece pela primeira vez na segunda posição (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Apesar do sucesso da Marvel entre os atores, o super-herói favorito é da DC Comics: Batman aparece no topo com 28%. E o gênero de filmes preferido é o de ficção científica (27%), em seguida vêm ação (18%) e aventura (13%).

Entre as melhores franquias de todos os tempos, Marvel (18%) e Harry Potter (13%) sobem para segunda e terceira posição, na sequência do clássico Star Wars (21%) – que também levou voto de melhor filme do último ano com Star Wars: O Despertar da Força (28%).

O crescimento de produções próprias da Netflix (Stranger Things, Narcos e Fuller House e as séries em parceria com a Marvel, entre outras) levou a marca para o posto de distribuidora de conteúdo mais admirada, sendo votada por 43% do público.

Preferências e estilo de vida

Além de produções audiovisuais, os entrevistados (75%) não deixam de lado as clássicas histórias em quadrinhos. 55% preferem o “bom e velho” papel, enquanto 25% já migraram para o computador e 12% para o mobile. Entre os leitores, 55% leram 10 ou mais HQs nos últimos 12 meses e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

Os gamers não ficam pra trás: 83% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o FIFA 2016 (13%) o mais jogado nos consoles nos últimos 12 meses, seguido de Batman: Arkham Knight (9%). Entre os personagens favoritos dos jogos, Kratos (20%) lidera a lista, seguido de  Mario (15%) e Pokémon (8%),  graças ao famoso game mobile da Nintendo e Niantic, Pokémon Go.

Mas não só de “rótulos clássicos” que vivem os consumidores de entretenimento. A pesquisa mapeou, inclusive, que eles se preocupam com uma alimentação saudável (89%), praticam algum tipo de atividade física (53%), e, apesar de 37% já possuírem carro, a bike (22%) está cada vez mais presente.

Para saber mais sobre o Grupo Omelete, acesse: www.omelete.com.br

Sobre o Omelete Group:

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, o Omelete Group utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 9 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, series de TV, games, música e quadrinhos com textos, vídeos e posts nas redes sociais.

Fazem parte do Omelete Group:

Omelete – site que está no ar desde 2000 e é o maior e mais relevante voltado ao entretenimento. Conta ainda com o maior canal de vídeos do YouTube, o Omeleteve, dedicado a notícias geek do país, com 12 milhões de views mensais, página no Facebook com 1,5 milhão de fãs e milhares de seguidores no Instagram, Twitter e Snapchat;

CCXP – Comic Con Experience – maior evento de cultura pop da América Latina, reuniu em sua segunda edição 142 mil pessoas nos quatro dias de convenção em 2015, tornando-se referência internacional;

Social Comics – inovador serviço de streaming de histórias em quadrinhos que funciona como a Netflix das HQs.

Loja Mundo Geek – a mais reconhecida loja de produtos licenciados da internet brasileira, com vasto catálogo de produtos, comercialização de ingressos da CCXP e gerenciamento de lojas durante o evento;

Anualmente, o Omelete Group realiza a maior pesquisa de comportamento jovem do país, com participação de 14 mil pessoas respondendo a um completo questionário com mais de 100 perguntas.

Sobre o CONECTA

CONECTA, referência no comportamento digital, é a plataforma web do IBOPE Inteligência. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa online tradicional, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras de marketing digital. www.conectaibrasil.com.br

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