Arte Ciência Educação Joka Faria Política e Sociedade

O estado está falido?

Lendo o editorial do O VALE do dia 12 / 01 uma pergunta: o Estado faliu?
No ano passado trabalhei na rede publica de educação e em conversas em salas de professores e com os alunos fica-se sabendo da presença do comando nos bairros. Tem escolas que o COMANDO determina onde professores podem ir no bairro, geralmente restaurantes e padarias. Tem bairros que colegas professores sabem do ponto de ônibus que não podem frequentar.
Sabe-se de alunos envolvidos com o tráfico e não se toma providencias para tirar estas crianças e adolescentes do crime. O ECA impõe limites na educação. E a escola pública faz vista grossa em relação a isto. O Estatuto da Criança e do Adolescente necessita uma reformulação, assim como a educação no Brasil.
A rede pública de educação e a privada precisam ser reformuladas. Em escolas públicas, no período noturno e até diurno se usa drogas. Cadê sindicatos? E tudo mundo finge não ver nada e não saber nada.
Cabe ousadia e coragem aos profissionais de educação brasileiros. E cabe esclarecimentos a população. E organização do cidadão brasileiro para exigir do poder público atitudes eficientes e coerentes para proteger a população.
Se o povo brasileiro e as autoridades permacerem calados, quem sabe uma nova queda da bastilha?
Cabe ao cidadão de bem se posicionar politicamente.
Este silêncio significa a morte do estado democrático de direito. E não é questão ideológica ou partidária.
E necessário salvar a escola publica brasileira. Quebrar muros de escolas. Abrir aos fins de semana. Criar cursos que ofereçam oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo matéria deste O VALE uma pessoa ganha 200 reais por dia no trafico. Um professor eventual recebe 69 reais por 6 aulas hora. E não recebe vale transporte, vale refeição e o Sindserv se cala?  E aí povo brasileiro?
Mas prefeitos preferem fechar orquestras, extinguir fundações e cortar gastos da cultura, enquanto mantem suas inúteis assessorias em cabides.
Que Brasil estamos construindo?
É hora do povo reagir. Como diria Cazuza “Vamos pra rua”.

Joka

João Carlos Faria

One Comment

Post Comment