Colunistas Educação George Furlan Política e Sociedade Uncategorized

Oportunidade para universitários

Instituto Semear seleciona universitários para bolsa-auxílio

Instituto Semear

O Instituto Semear, organização que oferece apoio a jovens universitários em situação de vulnerabilidade social, está com inscrições abertas para o processo seletivo 2017. Os jovens selecionados vão receber auxílio financeiro no primeiro ano do curso, além de acompanhamento de um mentor durante toda a vida acadêmica e acesso a uma rede de contatos que ampliará suas chances no mercado de trabalho.

O número de estudantes que serão atendidos neste ano será definido em fevereiro. O valor da bolsa pode chegar a R$ 3.500 por ano, dependendo da situação socioeconômica do estudante e da cidade onde ele vai morar.

As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de fevereiro no site do Instituto Semear (isemear.org.br). As vagas são destinadas a estudantes em condição de vulnerabilidade social que vão começar a faculdade neste ano ou que a iniciaram em 2016.

Podem concorrer jovens que estudaram em escola pública ou particular com bolsa integral nos últimos cinco anos, que tenham sido aprovados em universidades públicas da região ou de qualquer outra cidade do país, ou em universidades particulares de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté ou Mogi das Cruzes com bolsa integral ProUni

A seleção inclui uma prova de raciocínio lógico e interpretação de texto, avaliação da documentação exigida, dinâmica de grupo, entrevista individual e entrevista em grupo.  O resultado final será divulgado até o dia 17 de fevereiro por e-mail.

 

Sobre o Instituto Semear

O Instituto Semear foi criado em 2010 a partir da iniciativa de um grupo de amigos que se sentiram inconformados com a situação de jovens talentosos, provenientes da rede pública de ensino, passarem no vestibular de faculdades de ponta e desistirem de estudar por falta de dinheiro e de orientação para enfrentar a nova realidade.

Desde a sua criação, o Semear já atendeu mais de 200 universitários. Todo o trabalho está fundamentado em três pilares: apoio financeiro por meio de uma bolsa anual, orientação por meio de um Programa de Mentoria até o último ano do curso e pelo acesso a uma Rede de Contatos criada pelo Instituto, que reúne de jovens a profissionais de sucesso em diversas áreas — o que viabiliza a inserção do jovem profissional no mercado de trabalho.

Hoje, o Semear é uma Oscip e tem como missão desenvolver e conectar líderes comprometidos com os desafios sociais e que atuem como agentes multiplicadores para construção de um Brasil melhor e mais justo.

O estudante, ao ingressar no Instituto, compromete-se a desenvolver ações que possam impactar positivamente a sociedade ou  participar de alguma já existente. Por isso, os universitários atendidos pelo Semear são chamados de jovens-semente.

A instituição não possui sede física, e seu trabalho é desenvolvido por mais de uma centena de voluntários — essa estrutura enxuta permite que quase a totalidade do investimento feito por meio de doações de pessoas físicas ou de empresas seja revertida em bolsas. Uma parte desse investimento é utilizada na promoção de ações que visam ao desenvolvimento dos bolsistas, como o SemeAres, um seminário anual que segue o formato TEDx e reúne pessoas inspiradoras com ideias que merecem ser compartilhadas.

SERVIÇO 
Inscrição: até 3 de fevereiro
Onde se inscrever:  https://isemear.org.br/documents/2017/Edital2017_SJCv1.pdf
Quem pode se candidatar: 
– Residentes no Vale do Paraíba e aprovados no vestibular de universidades públicas da região ou de qualquer outra cidade do país
– Aprovados no vestibular de universidades particulares de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté ou Mogi das Cruzes, com bolsa integral ProUni
Contato para mais informações
André Mathias – Cofundador do Instituto Semear
andre@isemear.org.br  / 12 99781-0847 (whatsapp)
Cida Gouvêa – Responsável pela administradora
cidagouvea@isemear.org.br / 12 98117-0141 (whatsapp)
Tânia Campelo – Assessoria de imprensa
comunicacao@isemear.org.br – 12 98177-8833 (whatsapp)
Links de textos sobre o Semear
LinkedIn e Semear: uma parceria com muitos frutos
Encontro de jovens-semente promove reflexão sobre diversidadade
Voluntariado, o coração do Instituto Semear
SemeAres: pessoas que inspiram, ações que transformam

Post Comment