Arte Ciência Cultura Popular Educação Política e Sociedade

Ecomuseu Campos de São José

Parceria vem recuperando área de preservação na zona leste

Ecomuseu Campos de São José e Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade trabalham juntos para melhorar qualidade de vida em bairro

Uma parceria entre o Ecomuseu Campos de São José e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos vem mudando a realidade de uma Área de Preservação Permanente, localizada no bairro Campos de São José, zona leste da cidade.

O objetivo da ação é despertar o olhar de cuidado dos moradores para com o bairro, já que a recuperação da área trará inúmeros benefícios a todos os moradores.

Com o acompanhamento de técnicos da secretaria foi feito o levantamento de quais espécies seriam adequadas para o plantio na área, que é cortada pelo ribeirão Alambari, um dos principais pontos do bairro.

O projeto surgiu após uma reunião do Núcleo de Ação do Ecomuseu. A ideia inicial era criar uma horta comunitária, mas a área de preservação exige que plantas nativas sejam cultivadas e assim contribuam para a recuperação do local, a melhoria da qualidade do ar e do meio ambiente como um todo.

Outras ações estão sendo realizadas no bairro por meio da parceria com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Além do plantio de espécies nativas, também foi realizado um projeto de captação de água da chuva para a irrigação da plantação. Tudo feito pelos moradores com o auxílio de técnicos da área.

Ecomuseu Campos de São José

O Projeto Ecomuseu é desenvolvido desde março de 2015 pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com patrocínio da Petrobras/Governo Federal e apoio da Prefeitura de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Museu do Folclore de São José dos Campos, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional de Folclore (CNF).

 

Post Comment