Arte Elizabeth de Souza Literatura

Edgar Allan Poe, Profeta?

A Previsão terrivelmente precisa de Edgar Allan Poe

Em 1838, o futuro Deus do Terror Edgar Allan Poe publicou um livro chamado “The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket” (A Narrativa de A. Gordon Pym), o seu único romance completo. O livro foi uma bomba tão grande, que Poe acabou por concordar com os seus críticos tratar-se de um “livro muito idiota” (ainda assim o suficiente para inspirar pesos pesados como Jules Verne e Herman Melville a escrever “Moby Dick” e “O Mistério da Antártida” – Sim, Poe era da “pesada”).

O que é estranho:

Poe fez algo ao estilo de “Blair Witch” no seu romance, tendo alegado que o mesmo se teria baseado em factos reais. Acabou por ser uma meia-verdade: os eventos da vida real, simplesmente ainda não tinham acontecido.

Numa cena n’A Narrativa de A.Gordon Pym, este visita um navio baleeiro perdido no mar, tendo levado tudo menos quatro dos seus tripulantes. Sem comida, os homens tiraram à sorte quem haveria de ser comido. A desfecho infeliz acabou por calhar a um jovem grumete chamado Richard Parker.

Quarenta e seis anos mais tarde, aconteceu um desastre real no mar, envolvendo o Mignonette. Tal evento tornou-se famoso devido às consequências legais de alguns terríveis acontecimentos a bordo, nomeadamente a forma como os homens tiraram à sorte e decidiram comer o seu grumete…

O que é ainda mais estranho:

… que se chamava Richard Parker.

A história bizarra foi descoberta décadas depois por Nigel Parker, um primo distante do Richard Parker que foi comido. Só podemos imaginar o que diabos terá passado pela sua cabeça quando se deparou com a conexão.

Tornou-se na mais bizarra previsão não-intencional de eventos futuros num trabalho de ficção.

Fonte: paradigmamatrix.blogspot.com/2011/05/previsao-terrivelmente-precisa-de-edgar.html#more

2 Comments

  1. Joka tem um livro de
    Poesias
    Eureka
    Difícil de ler
    Futurista
    Cientifico.
    Posso dizer revolucionário .

    Reply
  2. Belo texto ! Gosto muito de Edgar Allan Poe já li seus livros. Só não consigo achar
    sua poesia. O cara influenciou muita gente. Jules Verne e outros.
    Abraço.

    Reply

Post Comment