Filosofia

Encontro Filosófico na Galeria Metrópole

Vigiar e Punir, de Michel Foucault, é tema em encontro filosófico (SP)
Michel Foucault é um dos filósofos mais conhecidos do século XX: sua obra abordou as técnicas de controle social utilizadas na modernidade, tecnologias de poder disciplinares, e mecanismos de exercícios do poder. Na pesquisa foucaultiana, esse conjunto de características fazem parte da sociedade disciplinar que o autor pesquisou em sua segunda fase de produção acadêmica, chamada genealógica.
A inovação de suas pesquisas está na possibilidade de observar o poder em sua face produtora de modos de agir, sentir e pensar, não só como repressão. Sua reflexão ainda é atual e casos recentes como a greve dos policiais no Espírito Santo e o caos carcerário acentuado no Brasil pedem leituras específicas sobre a analítica do poder e as formas de subjetividade que ele cria.
É por isso que o 3º Encontro de Filosofia do Colunas Tortas tem destaque no calendário de março da cidade de São Paulo. Ele dará foco no livro Vigiar e Punir, lançado em 1975, e será apresentado pelo professor da USP Marcos César Alvarez.
Colunas Tortas é uma revista eletrônica de filosofia e sociologia que sedia encontros filosóficos na livraria Tapera Taperá, no centro de São Paulo, próximo à estação República e Anhangabaú. O primeiro encontro abordou as práticas de liberdade em Foucault, já o segundo a noção de corpo na leitura deleuziana de Espinosa.
O evento acontecerá no dia 18 de março, às 10:30 da manhã e não é necessário se inscrever nem será cobrado nenhuma taxa. Clique aqui, veja todos os detalhes e confirme sua presença.

Att,

Vinicius Siqueira de Lima

Post Comment