Arte Cinema Elizabeth de Souza

Os quatro cavaleiros do… Bonanza!

Bonanza foi uma série de TV que iniciou em 1959 até 1973.

E não poderia esquecer, porque na minha infância via meu pai assistindo esse seriado na TV. Meu pai gostava por demais dos Cartwright. Essa coisa de gostar de séries já vem de longe e está no sangue.
A série conta a história do viúvo Ben Cartwright, interpretado por Lorne Greene que morava em Nevada no seu rancho por nome Ponderosa. Ele vivia com seus três filhos: Adam (Pernell Roberts), Hoss (Dan Blocker) e Little Joe (Michael Landon).
Esses quatros cavaleiros viviam as mais lindas aventuras do velho oeste e transmitiam aquele ar de justiça, coragem, honra e generosidade, coisas de heróis do velho oeste.
Eu gostava mesmo era da música de abertura, quando aparecia os 4 na tela, nos seus cavalos. O tema foi criado por Jay Livingston e Ray Evans. Esse tema é tão lindo, assista:

 

Johnny Cash regravou uma versão em seu álbum “Ring of Fire: The Best of Johnny Cash”, de 1963. Veja no link abaixo:

http://vevo.ly/kwEY2x

Mas gostaria de enfatizar uma coisa interessante, quando alguns meses atrás, estava eu assistindo o Bonanza no TCM, quando num dos episódios apareceu uma garotinha loira de olhos azuis e me atentei para algo que nunca havia prestado atenção, “parece que conheço ela”.  Assisti o episódio todo e então vi quem era. Nada mais nada menos que a Jodie Foster, ainda criança, atuando no Bonanza, pasmem:

Episódio: 13×24
Nome: A Place to Hide
Número: 413
Temporada: 13
1ª exibição original: 19/03/1972
1ª exibição no Brasil: Sem informação

Episódio final a ser filmado com Dan Blocker e Ray Teal.

Tem um versão em espanhol:

Bom, resta saudade do tempo que esse seriado atraía muita gente, fãs de western. Esse gênero foi caindo e saindo de moda. Mas Tarantino, que sempre foi fã, resgatou esse gênero, de uma forma magistral e foi intenso como em “Django Livre“, “Os oito odiados” e outros. Seguido por outros, que agora estão fazendo remakes de filmes antigos. E só para ilustrar, a série da HBO, “Westword”, onde retrata o velho oeste. Esses filmes de Bang-bang, como costumavam chamar, são maravilhosos. Eu gosto!

Mas voltando ao nosso Bonanza, todos os atores da série já morreram, mas deixaram esse legado que mexeu com muita gente.

Elizabeth de Souza

 

Vamos saber mais de cada um dos atores da série:

Retirado do site: Filosofia e Tecnologia
Lorne Greene

Lorne Greene foi um famoso locutor de rádio e ator norte americano, o qual é mais lembrado pelo seu papel como “Ben Cartwright” na série de televisão dos anos 1960 “Bonanza”, e como “Comandante Adama” na década de 1970 da série televisiva de ficção científica “Battlestar Galactica”.
Nascido em Ottawa, no Canadá, começou sua carreira enquanto cursava Universidade, e depois de sua formatura começou a trabalhar como locutor de rádio.

Sua voz forte, imponente e calma permitiu que iniciasse sua carreira no cinema como narrador em diversos filmes de guerra, incluindo “Wings of Youth” ( 1940), “Front of Steel” (1940), e “War Clouds in the Pacific” (1941).
Durante a Segunda Guerra Mundial fez uma série de filmes para o público brasileiro, sobre as ações das forças armadas canadenses, e narrou vários filmes de guerra como também de outros gêneros.

Deixou Canadá no começo de 1950 e seguiu para Hollywood onde rapidamente se tornou um ator conhecido em programas de televisão, rádio e filmes.
Em meados dos anos 1960, sua canção, “Ringo”, na qual ele fala, não canta , as palavras, atingiu o topo da lista de audiência.
Depois de usar sua voz como o “Big Brother” no filme da CBS “Nineteen Eighty Four”, foi convidado para o papel de “Ben Cartwright” na série de televisão “Bonanza” , papel este que o tornaria uma estrela de Hollywood.
“Bonanza”, exibido entre 1959 e 1972, foi uma das mais longas séries de televisão que existiram.
De 1963 a 1972 co-organizou a Macy’s Thanksgiving Day Parade com Betty White, na NBC-TV.
Também tinha participou de uma outra série televisiva de sucesso, “Battlestar Galacta”, a qual decorreu de 1978-1980.
Seu último papel foi como o general Sam Houston, no filme de televisão “.Alamo: Thirteen Days to Glory” (1987).

No final de sua vida, Lorne Greene aceitou novamente o papel de “Ben Cartwright” para a reprise do filme “Bonanza”, mas morreu antes que pudesse ser filmado.
Lorne Greene faleceu em 11/09/1987, com 72 anos de idade, no “Saint John’s Hospital”, em Santa Mônica (Califórnia – EUA), devido à complicações com pneumonia, provocada durante a recuperação de uma cirurgia de úlcera estomacal.

Causa da Morte: Complicações com pneumonia após uma cirurgia de úlcera.
Sepultamento:
Hillside Memorial Park
Culver City
Los Angeles County
California, USA
Local: Block 5, Plot 800, Grave 8

Dan Davis Blocker

Dan Davis Blocker foi um ator Norte Americano, o qual é mais lembrado por seu papel de “Hoss Cartwright” na série de TV Bonanza”,que decorreu no período de 1959-1972.  Nascido em Bowie County, Texas, ele iniciou sua carreira de ator em 1955 com seu primeiro papel no filme “Hook um bandido” (1955).
Dan Blocker começou fazendo pequenos papéis na televisão em programas (principalmente westerns) como “Gunsmoke”, “Playhouse 90”, “Cheyenne”, “Tales of Wells Fargo”, “The Restless Gun”, “Maverick”, “The Rifleman , “e” Grey Theater Zane.
Continuou a fazer pontas em muitos filmes não muito memoráveis, como “The Girl in Black Stockings” (1957), “Outer Space” (1957), e o papel de um Zombie Pré-histórico junto aos Três Patetas, e “Gunsight Ridge” (1957 – não creditado).
Sua grande chance veio com o papel de “Hoss Cartwright” na série de televisão de 1959, “Bonanza”, na qual interpretou um dos quatro filhos de um fazendeiro rico de Nevada interpretado pelo ator Lorne Greene.

A maioria dos fãs de “Bonanza” não perceberam que o personagem Hoss Cartwright na realidade se chamava “Eric Cartwright” (Hoss foi um apelido, porque ele “tinha a força de um cavalo.”

Durante a temporada de sucesso de “Bonanza”, ele criou a cadeia de restaurantes “Bonanza Steak House”. 

Dois de seus filhos – David e Dirk, seguiram seu caminho em Hollywood (David é um produtor e Dirk é um ator). Há um museu dedicado ao Dan Blocker em O’Donnell, Texas (Condado de Lynn, a cerca de 40 milhas ao sul de Lubbock, Texas).

 

MICHAEL LANDON

Michael Landon foi um famoso ator americano, o qual é mais lembrado pelos seus papéis famosos de “Little Joe Cartwright” da série de TV “Bonanza” (1959 – 1973) e como “Charles Ingallls” da série de TV “The Little House on the Prairie” (Os Pioneiros) (1974 – 1983), de sua produção.
Michael Landon nasceu em Forest Hills , Nova York, sendo seus pais Eli Orowitz Maurice e Orowitz O’Neal Peggy.
A família mudou-se para Collingswood , New Jersey, quando ele tinha quatro anos de idade.
Eli e Peggy não tinham o melhor dos casamentos e muitas vezes aconteciam discussões violentas.
Ele experimentou uma infância estressante e infeliz .
Seu sofrimento de enurese noturna (xixi na cama) complicou ainda mais sua vida.
Sua mãe acreditava que ela poderia curar este problema através da “vergonha”. Para isso, cada vez que ele fazi “xixi na cama”, ela pendurava o seu colchão para fora da janela de seu quarto no andar de cima para que todos pudessem ver.

Temendo que seus amigos iriam testemunhar o seu problema particular, ele ia para casa todos os dias correndo após sair da escola para retirar a roupa de cama , uma prática que iria ajudá-lo no esporte mais tarde.
Michael Lando retratou esta parte de sua vida no filme de 1976 “The Runner Loneliest”, no qual ele atuou , escreveu e produziu. Embora tivesse um nível genial de QI, ele não conseguiu manter as notas para passar na escola. Foi, no entanto , um estudante popular e foi considerado pela maioria como uma pessoa muito engraçada.

Michael Landon se tornou tão proficiente no esporte que lhe foram oferecidas várias bolsas esportivas, sendo que aceitou a oferta da Universidade da Califórnia.
Lá, ele machucou o braço e foi forçado a abandonar a bolsa de estudos. Então ele abandonou a faculdade e se tornou empregado de um armazém na Califórnia.

Um dia ele agendou um teste ele e um colega de trabalho na Warner Brothers Studio.
O pessoal da Warner Brothers ficou impressionado com sua performance. Então a Warner o contratou e o enviaram para uma escola especializada por um período de quatro meses.
Durante este tempo ele decidiu criar um nome artístico, sendo que escolheu o nome “Michael Landon”, a partir da seleção entre vários nomes em uma lista telefônica.

Sua primeira aparição notável no cinema foi em “I Was a Werewolf Teenage” , em 1957.
Por volta desta época o produtor David Dortort tinha um programa na televisão em projeto que ele chamava de “Bonanza”.
Dortorts fez uma grande persuasão com o pessoal da rede, convencendo a todos de que ele poderia fazer um seriado com atores relativamente desconhecidos. Esse foi outro ponto decisivo na vida de Michael Landon, e que constituiria a base de sua carreira como ator.

Dortort o escolheu para o papel de Little Joe Cartwright.
Bonanza estreou em 12 de setembro de 1959 e foi um sucesso por 10 dos 14 anos, período em que permaneceu no ar. Embora envolvido em Bonanza, ele foi capaz de cultivar seu talento de escrever e dirigir. Escreveu e dirigiu vários episódios.

Seu projeto seguinte foi Little House on the Prairie.
A série, que estreou em 1974 e terminou em 1983, foi muito bem sucedida.

O ótimo relacionamento com os seus colegas de trabalho sobre esses projetos foi uma parte essencial de sua vida e muitos continuaram amigos até a sua morte.

Em 1984 ele começou uma outra série de sua produção para a televisão, chamado “Highway to Heaven”, que foi produzida até o ano de 1989.
Após esse período, Michael Landon estava trabalhando na produção de uma nova série, quando ficou doente e não foi capaz de vê-la terminada.Após alguns exames, ele foi diagnosticado com câncer pancreático.

Michael Landon se casou por três vezes, e foi pai de cinco filhos e de quatro filhas. Sua primeira esposa foi Dodie Frasier. Eles foram casados no período de 1956 à 1962. Em 1963 ele se casou com modelo Marjorie Lynn Noé, sendo que se divorciaram em 1982. Então casou-se com a maquiadora Cindy Clerico em 14 de fevereiro de 1983.
Sua estrela na Calçada da Fama fica localizada em “1500 – N. Vine Street – Hollywood – Califórnia – (USA)”.

Na sexta-feira, 05/04/1991, Landon foi hospitalizado no Cedars Sinai Medical Center para averiguação de uma possível úlcera estomacal, mas infelizmente ele recebeu a notícia de que os médicos descobriram tumores no fígado e em seu pâncreas.

Pelos comentários de amigos e pessoas próximas, Mihael Landon era conhecido por abusar de álcool e cigarros, motivo talvez que tenha provocado a doença.

Segundo os médicos, Michael tinha apenas uma pequena chance de sobrevivência, mas seu agente Harry Flynn disse em um comunicado que “Michael disse que iria vencê-lo.”
Landon então voltou para sua casa em Bonsall, Malibu (Califórnia – EUA), e ficou sob tratamento intensivo nos meses seguintes, incluindo a quimioterapia e também medicina holística, e até mesmo enemas de café.

No dia 08/05/1991, ele fez sua última aparição pública no Tonight Show, com seu velho amigo, Johnny Carson.

Fãs fizeram vigilia em frente a sua casa, torcendo por sua melhora.
Em 01/07/1991, Landon percebeu que o fim estava muito próximo, e pediu à sua esposa Cindy para trazer todos os 9 filhos (alguns foram adotados) para o quarto, e disse o quanto amava todos os seus filhos, e em seguida pediu para que eles se retirassem para ficar a sós com sua esposa Cindy.  Ela era a única com ele quando ele fechou os olhos e morreu poucos minutos depois.

Michael Landon faleceu em 01/07/1991, com 54 anos de idade em sua casa, em Malibu (Califórnia – EUA), devido à problemas provocados por Câncer de Pâncreas.
Causa da morte: Câncer de Pâncreas.

Sepultamento:
Hillside Memorial Park
Culver City
Los Angeles County
California, USA
Local: Mausoléo.

 

Pernell Roberts

Pernell Roberts foi um famoso ator norte americano, o qual é mais lembrado e o conhecido como “Adam Cartwright” da séria de TV dos anos 1950/1960/1970, “Bonanza”. Nascido em Waycross, Geórgia, ele começou a atuar durante seus anos de colégio, cantando em shows.

Pernell cursou temporariamente as Universidades Georgia Tech e Universidadade de Maryland (sem graduação), e serviu na Marinha do Estados Unidos.
Seu primeiro reconhecimento notável de qualidade aconteceu durante meados dos anos 1950, quando atuou em uma série teatral da Broadway, em peças de Shakespeare, começando com “Macbeth” (pelo qual recebeu um Prêmio Drama Desk, 1955), incluindo também “Romeu e Julieta” e “A Megera Domada”.

Pernell Roberts fez sua estréia na Broadway na peça de curta duração “Hoje em Samarkand” (1955), e fez a transição para a televisão com aparições em programas como “Trackdown” e “Have Gun-Will Travel”.
Mas foi o papel de “Adam Cartwright” na popular séria de televisão“Bonanza”, que fez Roberts ter destaque em sua carreira.  Roberts deixou o elenco de Bonanza em 1965, mantendo-se ocupado com participações especiais em uma ampla gama de programas de televisão nos anos 1960 e 1970, inclusive “James West”, “Missão: Impossível”, “Hawaii Five-O”, “O Homem de Seis Milhões de Dólares” e “The Rockford Files”.
Seu segundo papel mais marcante foi como o Dr. John Francis da série de TV “Trapper John, MD” (1979-1986), pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy.

Pernell Roberts faleceu em sua casa em Malibú (EUA), aos 81 anos de idade. Causa da Morte: Câncer.

Sepultamento: O corpo de Pernell Roberts foi cremado e as cinzas estão em poder da família ou foram espalhadas em algum local especial.

 

Post Comment