Arte Elizabeth de Souza Entrevistas Literatura Poesia Teresa Bendini

Augusto dos Anjos – Leopoldina

 

A Cidade dos Anjos

Por Elizabeth de Souza

Teresa Bendini nos convidou para acompanhá-la até a cidade de Leopoldina, onde aconteceria a premiação do Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos. E da qual ela fez parte e teve seu poema entre os 20 selecionados.

Esse concurso já acontece há 26 anos, mas eu não conhecia. Quando falamos em Cultura, falamos em amplidão e se falamos em termos de Brasil, falamos em imensidão. Nesse país acontece tanta coisa boa, que é impossível acompanhar tudo, ou então saber e ver tudo. Mas, tive o privilégio do convite e o privilégio de conhecer a Cidade dos Anjos, Leopoldina.

Leopoldina,  a cidade que recebeu o Grande Poeta Augusto dos Anjos, isso mesmo, Augusto dos Anjos morou na cidade por alguns meses antes da sua prematura morte. Não vou entrar em detalhes, porque fizemos uma matéria completa contando tudo sobre ele e que muito emociona qualquer um.

E por conta desse fato extraordinário, as pessoas da cidade de Leopoldina, são angelicais e cultuam o poeta e sua obra com respeito e muito orgulho, transmitindo o seu legado com responsabilidade e apreço.

Acompanhamos a premiação do Concurso, depois o Sarau que reúne variadas pessoas, desde crianças, jovens e adultos em prol da Poesia. Foi emocionante assistir essa sensibilidade tão aflorada e tão especial dos poetas leopoldinenses.

As cidades de Minas Gerais  são todas muito acolhedoras e o mesmo acontece com Leopoldina que nos recebeu com muito carinho o que nos convida a voltar sempre.

A casa onde morou AUGUSTO DOS ANJOS, hoje é um museu, onde estão alguns objetos do poeta e a história dos seus últimos meses de vida e do seu cotidiano em Leopoldina. Os detalhes fazem parte do vídeo abaixo.

No musEU Espaço dos Anjos fomos monitoradas pela Chefe de Patrimônio Histórico Solange Mesquita dos Santos.

Assistam o vídeo completo:

 

One Comment

  1. Também desconhecia essa vocação cultural da cidade de Leopoldina. Foi ótimo conhecer a cidade pela reportagem da escritora Teresa Bendini e ver que a obra desse poeta único ainda é celebrada e preservada com tanto cuidado. Parabéns!

    Reply

Post Comment