A Música Brasileira Findou-se nos Anos 80?

A Música Brasileira Findou-se nos Anos 80?

Por Joka Faria

Esta semana, deixei o YouTube tocando Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Comecei a cantar e está sendo uma experiência incrível. Já estou confiando em mim como intérprete.
Acabei de ler na Ilustríssima da Folha de São Paulo uma matéria de Geraldo Carneiro. No entanto, essas redes consomem nosso tempo, e a preguiça é grande. Graças a elas, hoje tive um encontro com amigos que se conheceram na década de 90.
A desculpa para o encontro foi uma confraternização de fim de ano num café, dos que Tom e Vinicius iriam adorar. Quem somos nós diante desses mestres? Diria Dailor Varela, um crítico ácido. Todos os que já morreram fazem falta. Será que eu farei falta?
Hoje passei a tarde toda devaneando aventuras sexuais que nem ouso pôr no papel. E agora, numa noite de verão, estou aqui escrevendo. Graças à leitura deste texto na Folha.
Nós nos rendemos à moda dos canais do YouTube e redes sociais. Não é moda; é a oralidade que vem desde o início da humanidade. A prosa e a escrita nos fazem sentir vivos. E não vivemos sem arte e educação.
Acredito na educação como transformação de um indivíduo. Ela me gerou uma maneira de ganhar a vida. Mas trabalhar cansa. Viva Tom, Chico, Caetano! A música brasileira findou-se nos anos 80?
Nada como achar desculpas para encontrar amigos presencialmente. Qualquer hora invento uma desculpa para novos encontros. Estar vivo é muito bom. Ainda não experimentamos a morte. Ninguém volta para contar.
Que saudade desses grandes mestres de nossa música! Mas graças ao YouTube, eles estão aqui.

João Carlos Faria (Joka Faria)
Professor, cantor, escritor e contador de causos no YouTube.
Dezembro de 2024.

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/12/musica-de-tom-jobim-ainda-representa-o-melhor-do-brasil.shtml

 

Música de Tom Jobim ainda representa o melhor do Brasil

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*