Crônicas de botequim: histórias para ler sorrindo

O cenário: Rio de Janeiro do samba e dos encontros entre amigos ou ainda dentro da sua casa, nas mais bizarras situações que qualquer um de nós poderia ter passado.

O livro do Carlos “Mumu” Oliveira (apelido dado em homenagem à semelhança tanto no humor, simpatia e carisma, mas principalmente pela veia artística do Mumu da Mangueira), já aclamado antes mesmo do lançamento, nasce a partir de suas publicações nas redes sociais.  Por lá ele já faz sorrir os amigos, entre eles a escritora e historiadora Rita Alves, que percebeu o fio narrativo, a capacidade criativa de Mumu e o incentivou a publicar.  Mas não só.  Marcio Perrotta, procurado por Rita, foi um dos incentivadores desse talento de Mumu: transformar as cenas cotidianas em histórias hilárias.

Assim, o projeto foi abraçado pela Editora Litteralux, e sai com belas apresentações, entre elas a do arquiteto, publicitário e cineasta Duto Sperry; a capa foi criada pela premiada designer Helena Tavares.

Nascido e criado no morro da Mangueira, Mumu é um apaixonado pelo samba, pela família, pelos amigos e por boas histórias. Dono de uma verve que nos encanta, pois a singeleza dos relatos se emaranha com a complexidade do que é viver nas comunidades do nosso Brasil.

O local de lançamento não poderia ser outro: o Alfa Bar e Cultura, localizado no Boulevard Olímpico, endereço em que acontecem aulas sobre samba, africanidades e cultura do Brasil, sob regência do historiador Luiz Antonio Simas, detentor de precisos saberes sobre ancestralidade.

Reverenciar a singeleza e profundidade do que somos, levar ao público a possibilidade do riso é o maior legado do livro de Mumu.

Sobre o autor:

Carlos Oliveira: Nascido e criado, até o início da adolescência, no Morro de Mangueira, onde tem familiares. Mumu mudou-se para outra comunidade, a Cidade de Deus, onde viveu a fase adulta e vive até hoje.  É gerente de supermercado e é um dos diretores do Grupo Torcida Nação Verde e Rosa.

Serviço:

Lançamento: 13 de outubro de 2024 a partir das 13 horas

Local: Alfa Bar e Cultura, Rua do Mercado, 34.

Tarde de autógrafos e roda de samba com Paulinho Bandolim, projeto Enredo do Meu Samba.

Contatos: Léo Rangel (RJ)  21 98852-8139   |  Rita Alves (SP) 11 99966 1683

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*