Festival Woodstock – 55 anos TBT

 

O Festival de Woodstock foi o mais famoso da história. Até hoje nenhum outro teve o mesmo impacto. #TBT

Aconteceu nos dias 15,16,17 e 18 de agosto de 1969 (um chuvoso final de semana) em Bethel, uma pequena cidade no estado de New York. Foi numa fazenda que se juntou 500 mil pessoas para participar de um momento histórico que mudou toda a trajetória do Rock’n’roll e o comportamento de toda uma geração. Uma reunião de Paz e Amor, palavras de ordem do mais importante evento de música do mundo contemporâneo.

Aconteceu um mês depois da Apollo 11 aterrissar na lua, marcas das transformações na humanidade.

Como disse um vôzinho num noticiário na TV, quem se lembra de Woodstock é porque não esteve lá. Comentário muito engraçado e pertinente, pois o que rolou naquela fazenda chegou a um “êxtase” que não tem explicação racional.

A contracultura dos hippies em 1969 era contrária a guerra (do Vietnã) e ao capitalismo, mas eram adeptos do amor livre, sexo e muito Rock in Roll. Representavam a libertação do Homem e da Mulher em suas mais variadas nuances.


O fenômeno musical Rock in Roll, reuniu nesse festival, bandas representantes da contracultura e artistas que não seriam mais esquecidos e foram cultuados por aqueles que buscavam a Filosofia da Paz e do Amor.

Woodstock tornou-se um imã que atraiu pessoas de todos os lugares do país e que viveram 3 dias de paz, música e amor. Surgiu dos esforços de Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entraram com as finanças.

O evento reuniu 32 artistas. No filme/documentário, lançado em 1970, aparecem 22 deles:

Arlo Guthrie
Canned Heat
Country Joe & the Fish
Country Joe McDonald
Creedence Clearwater Revival
Crosby, Stills, Nash
Grateful Dead
Janis Joplin
Jefferson Airplane
Jimi Hendrix
Joan Baez
Joe Cocker
John Sebastian
Johnny Winter
Mountain
Paul Butterfield Blues Band
Richie Havens
Santana
Sha-Na-Na
Sly & The Family Stone
Ten Years After
The Who

O filme ganhou o Academy Award como melhor documentário (foi nomeado para Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora).
Woodstock foi produzido por Bob Maurice e dirigido por Michael Wadleigh, que tinham em sua equipe, jovens editores e cineastas como Martin Scorsese, Thelma Schoonmaker, Joel Cox e Tina Hirsch.


Aconteceram muitas coisas interessantes naquele lendário final de semana, curiosidades que são dissecadas por todos os interessados em saber dos detalhes do evento.

Toda a qualidade musical juntou-se ao comportamento das pessoas que ali estiveram em harmonia, refletindo os pensamentos e princípios que guiavam toda aquela geração.


Nick e Bobbi Ercoline, por exemplo, são protagonistas de uma das histórias mais românticas do movimento hippie. O casal que virou ícone da geração Woodstock ao figurar na capa do álbum e no pôster do documentário sobre o festival, lançado em 1970, está junto até hoje e ainda mora próximo a Bethel.

A foto clássica foi tirada por Burk Uzzle, mas o casal não estava posando. “Nós nem vimos ele nos fotografando. Foi uma surpresa nos vermos na capa do disco”.

Ainda hoje não dá pra entender como Woodstock aconteceu e nem como pode ter influenciado tanto o comportamento humano. Mas aconteceu!

“Ídolo, é o Jimi Hendrix. Eu não sou nada.” (Janis Joplin)

Vídeos:

Sobre Elizabeth Souza 408 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*