Minha Sagrada Serra da Mantiqueira

Foto: Por Reinaldo Prado

É refrescante descansar nos seus braços…
É divino banhar nas suas lágrimas…
É sereno estar entre seus elementos e elementais.

 

Por Elizabeth de Souza

Foto: Por Reinaldo Prado

A Serra da Mantiqueira é uma das mais belas que eu conheço… já trilhei por suas reentrâncias, ouvi os seus cantos e lamentos, senti o seu frio noturno, assim como a luz do luar do seu cume, tão silencioso. Já vaguei por suas estradinhas escondidas e me banhei nas cachoeiras que ninguém conhecia. Percorri seus caminhos no seco e na chuva e dormi no seu colo quente. Saciei minha sede nas suas fontes cristalinas.

Essa Serra, mística visão dos deuses adormecidos no verde à distância. Nos profundos abismos vistos de cima é possível sair em voo, com a imaginação. Sobrevoar os abismos, esse é o  sonho dos lúcidos e dos loucos.

Com uma mochila nas costas, apenas o necessário, percorri seus mistérios, acompanhada pelos sons da Natureza.

Perdi as contas de quantas vezes bailei por essas montanhas esverdeadas, quantas pontes cruzei, quantos passos dei, quantas comidas feitas no seu chão, quantas barracas ajudei a montar (nunca soube montar uma), quantas cachoeiras cantaram pra eu dormir.

Enfim, essa é a Serra dos meus sonhos e da minha realidade, porque a enxergo de longe, mesmo hoje que não desbravo mais suas entranhas.

Foto: Por Reinaldo Prado

Serra da Mantiqueira – “Mantiqueira” é um termo de origem tupi que significa Montanha que chora ou Serra que chora dado pelos indígenas que habitavam a região. Tudo isso com certeza, por conta da enorme quantidade de cachoeiras, cascatas e muita água que desce pelas encostas.

O Vale do Paraíba tem muitos rios pequenos, que são afluentes do Rio Paraíba. O Rio Paraíba do Sul corta os três estados e deságua no Atlântico. Água, muita água nessa Serra Sagrada.

Serra da Mantiqueira em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Já tive o privilégio de pisar no chão da Serra nesses três estados do sudeste brasileiro.

E coloco no vídeo abaixo, o som da Mantiqueira na região do Rio de Janeiro e Minas, no circuito de Visconde de Mauá com suas vilas de Maromba e Maringá. Um passeio imperdível! É uma área de reserva natural no alto da Serra da Mantiqueira.

Elizabeth de Souza

Foto: Por Reinaldo Prado

“O nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região como um todo compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no estado do Rio, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios”.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Visconde_de_Mau%C3%A1_(Resende)

https://youtu.be/-jUtlgvhoAc
Foto: Por Reinaldo Prado
Foto: Por Reinaldo Prado

 

 

 

Fotos: Por Reinaldo Prado

Sobre Elizabeth Souza 419 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*