20 de Novembro: Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez no Brasil

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez no Brasil

Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez no Brasil

Data que já era feriado em alguns Estados, se tornou celebração nacional após decreto em 2023

O dia 20 de novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra, ganhou ainda evidência em todo o Brasil a partir de 2023, quando foi oficializado como celebração nacional por decreto federal. A data, que já era feriado em alguns estados e municípios, foi ampliada para todo o território brasileiro como forma de valorizar a história, a cultura e a resistência da população negra no país.

O Dia é celebrado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola símbolo da luta contra a escravidão e defensor da liberdade. A escolha da data remonta à sua morte, em 1695, e reflete um momento de reflexão sobre as desigualdades raciais, o legado da escravidão e a busca por justiça social no Brasil, onde a população negra representa mais da metade dos habitantes, mas ainda enfrenta desafios como o racismo estrutural e a desigualdade de oportunidades.

A oficialização do feriado nacional reforça o compromisso do país com o reconhecimento da contribuição dos afro-brasileiros à construção da sociedade e com o fortalecimento de políticas públicas para combater a discriminação racial. É também uma oportunidade para promover debates em escolas, empresas e comunidades sobre a necessidade de inclusão e representatividade em todos os âmbitos.

A advogada do escritório Bosquê advocacia,Karina Gutierrez ressalta que a importância da oficialização da data como feriado é não apenas construtiva como necessária no calendário do Brasil frente à história do país. “Mais do que um feriado, o Dia da Consciência Negra é um chamado à ação coletiva pela igualdade e pelo respeito às raízes culturais que formam a identidade brasileira, trazendo reflexão sobre a luta pela igualdade racial”. afirma a advogada.

Além do feriado, muitas instituições como museus, casas de cultura e centros culturais celebrarão o dia com rodas de conversa, shows, apresentações entre outras ações de conscientização.

Informações à imprensa | Midiaria.com

Paula Fiori

paula.fiori@midiari.com | 11 97242-6272

 

Pâmella Cavalcanti

pamella.cavalcanti@midiaria.com | 81 99913-7184

 

Beatriz Felício

beatriz.felicio@midiaria.com | 11 98577-6260

 

Beatriz Felicio
beatriz.felicio@midiaria.com
(11) 7242-6272

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*