7 clássicos indispensáveis para os amantes da literatura brasileira

 

7 clássicos indispensáveis para os amantes da literatura brasileira

Prepare-se para uma imersão na riqueza literária do Brasil

Você é apaixonado por literatura clássica? Então, essa é a oportunidade perfeita para explorar obras que marcaram a história da língua portuguesa. Livros que encantam pelo estilo e são fundamentais para quem deseja compreender as raízes culturais e sociais que moldaram o Brasil.
As leituras oferecem um mergulho nas nuances do Arcadismo, do Realismo e de outros movimentos que definiram épocas. É uma viagem no tempo com narrativas que atravessaram gerações, influenciam leitores e escritores ao longo dos séculos.
Desfrute desta seleção de obras essenciais para qualquer admirador da literatura clássica brasileira.

Marília de Dirceu

Considerado um dos poemas mais importantes da língua portuguesa, Marília de Dirceu é um extenso poema que foi escrito e divulgados em diferentes momentos da vida do autor: 1792, 1799 e 1812. Nessa época, o autor havia partido para o exílio em Moçambique, e é dito que os poemas foram inspirados em seu amor pela brasileira Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão. Dirceu atua como sujeito lírico de Gonzaga e expressa seu amor pela pastora Marília, que corresponde à amada do escritor. A obra está inserida no movimento do Arcadismo, escola literária marcada pela exaltação da natureza e da vida simples no campo. (Autor: Antônio Gonzaga | Onde encontrarAmazon)

 

Casa Velha

Único romance de Machado de Assis não publicado em vida, redescoberto por críticos e pesquisadores. Editado na revista A Estação entre 1885 e 1886, aborda temas da ascensão social por meio do casamento, narrado por um padre investigando documentos do Primeiro Reinado na casa de um falecido ministro. A história relata a fortuita paixão entre o herdeiro Félix e a agregada da casa, Lalau.

(Autor: Machado de Assis | Onde encontrarAmazon)

Várias Histórias

Esta coletânea reúne algumas das mais famosas obras de Machado de Assis, como A cartomanteUm homem célebre e Um apólogo. Muitos destes contos têm como pano de fundo o Rio de Janeiro do século XIX e são repletos da fina ironia machadiana. Em outros, como em Viver, o autor envereda pelo fantástico, demonstrando toda a sua habilidade na construção de narrativas curtas e surpreendentes. Originalmente publicado em 1896, o livro possui 16 textos lançados na Gazeta de Notícias entre os anos de 1884 e 1891.

(Autor: Machado de Assis | Onde encontrarAmazon)

Quincas Borba

Publicados como folhetim na revista A Estação entre 1886 e 1891, os textos de Quincas Borba foram compilados em um volume único pela primeira vez em 1892. Ao lado de Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, este livro faz parte da trilogia realista de Machado de Assis, na qual o autor se utiliza da ironia e do pessimismo para tecer críticas sociais. Aparências e parasitismo são os principais alvos de Machado nesta obra. O cientificismo e o positivismo de Comte, muito em voga no século 19, também não escapam da veia irônica do autor.

(Autor: Machado de Assis | Onde encontrarAmazon)

Nebulosas 

Ainda que este livro tenha sido o único publicado pela poetisa, foi suficiente para que a autora alcançasse o reconhecimento público de figuras ilustres como Machado de Assis e o imperador Dom Pedro II. São 44 poemas cujos temas transitam entre a mulher, a natureza e a crítica social abolicionista. Esta edição traz os textos originais em versão integral, acompanhados de notas da própria autora. (Autora: Narcisa Amália | Onde encontrar: Amazon)

Opúsculo humanitário 

De 1853, é uma obra que defende a importância da educação feminina. Afinal, para a autora, o desenvolvimento de uma nação estava intrinsecamente ligado ao papel que a mulher ocupava na sociedade. Da condição feminina na Antiguidade à situação brasileira do século XIX, a escritora traça um panorama histórico do lugar da mulher no âmbito social. Por intermédio de dados oficiais, tece uma profunda crítica à educação das moças no Brasil. A edição inclui também Em Conselhos à minha filha (estará na Fuvest 2028 e 2029), o qual a autora estimula a autonomia intelectual da própria filha. (Autora: Nísia Floresta | Onde encontrar: Amazon)

Memórias de Martha

Romance atemporal publicado primeiro em folhetim, em 1888, este clássico resgata uma das histórias mais marcantes da historiografia da literatura brasileira. Pioneira na época, a autora traz à vida uma protagonista feminina forte e resiliente, cuja jornada reflete as mudanças sociais e culturais do Rio de Janeiro imperial e oferece um panorama social do século XIX. (Autora: Júlia Lopes de Almeida | Onde encontrar: Amazon)

Genielli Rodrigues
Assessora de imprensa
(11) 93096-2717
(11) 2275-6787
www.lcagencia.com.br/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*