“Fórum de Educação Pública”
Depois de uma meditação, comecei a fuçar em meu canal no youtube. E coloquei Caetano Veloso para rolar em minha vitrola virtual. Quem é Caetano? E suas músicas deslizam em nossos ouvidos, retinas e imaginação. Sua voz é poética. Que cancioneiro temos para ouvir neste Brasil. Como podemos errar tanto se somos um povo com uma imensa sensibilidade? Produzimos Caetano Veloso e inúmeros cancionistas. Não sei a diferença da poesia e da canção – A poesia está no papel da escrita. Estava lendo sobre isto num livro sobre a educação infantil “Práticas Comentadas para Inspirar” – Formação de Professores na educação infantil, Editora do Brasil. O texto para papel deve ser adaptado para a leitura.
A educação infantil, para mim, é um doce mistério em relação ao fundamental. Para mim é um aprendizado diário entre prática e teoria. Tenho me dedicado a este livro para me aperfeiçoar neste universo da educação infantil. Se bem que minha paixão é o ambiente escolar, mesmo a educação pública sendo um ambiente de diversidade e com muitas ações conservadoras. Mas qual é a educação pública que temos? É preciso refletir sobre a educação pública brasileira. Há pouco debate sobre as metodologias e as linhas pedagógicas adotadas pelos agentes públicos, prefeituras e governos estaduais. Tento me movimentar neste sentido, criei um grupo de whatsapp é o que nos resta neste momento. Batizei o grupo de Fórum de Educação Pública. Mas os debates em grupos de educação são rasos e superficiais. Será que nós professores, estamos sendo superficiais? A coisa é tão difícil que tem professores que criticam Paulo Freire demonstrando um imenso desconhecimento do autor. São dias sombrios estes que vivemos quase sem sabedoria. O magistério sem amor e sem reflexão filosófica é um caos. Educadores que não sabem pensar? Como gerar reflexão numa carreira sucateada sem um piso salarial, que não contemple as necessidades dos profissionais? E uma burocracia exagerada sendo cobrada destes profissionais? Ai lhes sobra pouco tempo para a reflexão e a pesquisa sobre as pedagogias que podem mudar as práticas educacionais.
É assim a educação sem reflexão sobre possibilidades de práticas pedagógicas que transformem a realidade da população. Uma sociedade que insiste em negar o potencial das pesquisas acadêmicas. Como sair deste abismo? Cabe-nos a empatia e a solidariedade. E a junção de forças para o avanço de uma educação pública de qualidade. Nisto vejo um potencial nos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais. Cabe uma ação, reflexão sobre que escola se quer?
Joka Faria, João Carlos Faria
Pedagogo formado pela Unicesumar.
Outono de 2021
Livro: Práticas Comentada para inspirar
Formação do professor da educação infantil
Editora do Brasil
Autoras:Joice M. Rosseti, Maria Helena Webster, Lucila Almeida
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