14 de Abril é o Dia Mundial do Café
01052017
Por Elizabeth de Souza
Como é bom voltar a infância e a terra natal…Já dizia o admirável bioquímico inglês Rupert Sheldrake que a terra Natal é como um colo de mãe, nos acolhe e nos faz sentir muito bem e por isso sempre queremos voltar pra ela. Quando estamos cansados, voltamos para descansar; Quando estamos tristes, voltamos para se alegrar; Quando estamos no fim, voltamos para começar.
Como todos sabem, sou Paranaense e moro em São José dos Campos, mas de vez em quando volto para minha terra vermelha para matar a saudade. E dessa vez fui para Arapongas, uma cidade que fica entre Londrina e Apucarana. Fui visitar os parentes, tia e primos, aproveitando as novidades inusitadas de um casamento.
Na casa da minha tia, reúnem-se os parentes para degustar uma deliciosa polenta, uma cheirosa vaca atolada e um arroz branquinho com feijão feito na hora. Lá tudo é tão gostoso e tão fugaz. Gostaria que esse intervalo de tempo durasse uma eternidade, mas sou uma passageira que precisa entrar no ônibus de volta, com a brevidade das coisas vãs.
Na casa da minha tia tem emoções fortes, quando juntos choram rios de lágrimas num momento intenso, ao lembrar das coisas boas e engraçadas de nossas vidas, hoje tão corridas.
Na casa da minha tia tem mistérios insondáveis, onde ainda se pode ouvir histórias de assombração e de “Coisas” do outro mundo, arrepiando os cabelos e acreditando nas sombras que passam por entre os humanos.
Na casa da minha tia o café cheira longe, o café do Paraná, aquele de folhas verdinhas e frutos vermelhos que me serviam de abrigo na infância. Sempre deitei debaixo dos pés de café, protegida das coisas reais e também das irreais. Acho que é por isso que sou uma viciada em café. Não vivo sem tomar pelo menos um por dia.
Na casa da minha tia, dar risadas é um ofício de prazer, tudo de graça e com muita graça, afinal, rir nos faz livres de qualquer amarra…mas esse rir e chorar, vem acompanhado de muita poesia e de muita música. As músicas do cancioneiro popular da minha terra. Quando criança ouvia essas canções no rádio.
Na casa da minha tia Maria, tem muita cantoria…
Dessa minha aventura deixo aqui registrado alguns desses momentos de alegria e compartilho com o mundo.
Faça um comentário