Hermes Trismegistus – O Três vezes grande
“Eu sou um cético por natureza, mas não tenho alternativa a oferecer apoio subjetivo à alegação de que a tábua de Esmeralda tem propriedades transformadoras. Há outras coisas além da transmutação de metais que ninguém domina, mas eles entendem.”
Isaac Newton
Eu Sou Toth, o senhor dos dois cornos da Lua.
Minha escrita é perfeita e minhas mãos são puras.
Detesto o mal e aborreço a iniquidade.
Fixo com meus escritos a Justiça Divina.
Sou o pincel que o Deus do Universo utiliza.
Sou o mestre do direito e da lealdade,
O senhor da Verdade e da Justiça,
O que destrói a mentira e afirma a Verdade ante os Deuses
(O Livro Egípcio dos Mortos – Livro 182)
“Hermes Três-Vezes-Grande” é um sincretismo dos aspectos do deus grego Hermes com o deus egípcio Thoth.
Hermes Trismegisto, também pode ser chamado de Hermes Trismegistus – Foi um filósofo egípcio que viveu em Ninus, por volta de 2,5 mil anos antes de Cristo. Alguns duvidam que foi um homem que realmente viveu no mundo, mas de acordo com os postulados esotéricos, sua última encarnação neste planeta se deu bem antes do tempo de Moisés. E que teria vivido uns trezentos anos e depois de sua morte os egípcios o nomearam Thoth, mensageiro dos deuses e depois os gregos deram a ele o nome de Hermes, também mensageiro dos deuses e da sabedoria.
Com o passar do tempo Hermes foi sendo conhecido, dependendo da época, por suas características e criações. Dizia-se que ele possuía a “Tabua de Esmeralda”, considerada um guia completo de magia e alquimia. Na Literatura Ocultista, Trismegistus é considerado o maior de todos os sábios egípcios, o grande criador da Alquimia e de um sistema de crenças metafísicas, conhecido hoje, como Hermética. Os ensinamentos desse mestre teriam sido publicados em várias obras e esse conjunto é que deram origem à Filosofia Hermética, um sistema de práticas na busca do auto conhecimento e conhecimento da Natureza. Foram escritas muitas obras sobre Hermes e acreditavam que ele também havia deixado algumas obras que ficaram conhecidas como Corpus Hermeticum.
Corpus Hermeticum, trata de temas como a Natureza Divina, o surgimento do cosmos, a caída do homem do paraíso, além de noções de verdade, do bem, da beleza e a “Tábua Esmeraldina” (ou Tábua de Esmeralda), considerada pelos alquimistas um livro fundamental da Alquimia. O Corpus Hermeticum, é datado do século I ao século III, depois de Cristo. Na época acreditava-se que o texto da antiguidade egípcia, fosse muito anterior a Moisés, mas já previa o cristianismo. E representou uma fonte de inspiração do pensamento hermético e neoplatônico renascentista.
Segundo Clemente de Alexandria, eram 42 livros subdivididos em seis conjuntos:
O primeiro tratava da educação dos sacerdotes;
O segundo, dos rituais do templo;
O terceiro, de geologia, geografia, botânica e agricultura;
O quarto, de astronomia e astrologia, matemática e arquitetura;
O quinto continha os hinos em louvor aos deuses e um guia de ação política para os reis;
O sexto era um texto médico.
Também creditavam a Hermes Trimegisto o “Livro dos Mortos” ou o “Livro da Saída da Luz”, “O Poimandres”, “O Asclépios”, e a “Minerva Mundi” ou “Corê Cosmou”, além do mais famoso texto alquímico – a “Tábua de Esmeralda”, um resumo dos ensinamentos do maior sábio do antigo Egito, que ficou conhecido na Grécia pelo nome de Hermes.
Para alguns pensadores medievais, Hermes Trismegisto foi um profeta pagão que anunciou o advento do cristianismo. E segundo o Islã, esse mestre era o próprio profeta Ídris (ou Enoch), mencionado diversas vezes no Corão e que viu Deus face a face graças à sua santidade. A volta do interesse pela mitologia clássica no final da Idade Média e início do Renascimento o hermetismo ganhou destaque favorecendo o interesse pela Alquimia. Nesse período, Hermes não tinha essa conotação de um deus, mas foi considerado um sábio que viveu na época de Moisés e que exerceu uma forte influência em Platão e seus seguidores. Na renascença, o ocultismo influenciado pelo hermetismo misturou-se aos pontos de vistas cristãos o que acabou incentivando os estudos e ensinamentos de Sociedades Secretas. Poderia se afirmar que nessa época houve um esforço por parte de filósofos, sábios e cientistas de unir a Ciência e a espiritualidade.
Com o passar dos séculos, Hermes foi considerado até um anti-herói na cultura ocidental, mas com o surgimento de cultos neopagãos, começou a ser novamente cultuado como um deus ou pelo menos como um grande sábio, que buscava a sua divindade. No século XIX os ensinamentos herméticos foram praticados por muitos daqueles que estavam dentro de Ordens esotéricas e ocultistas.
Hermes Trismegisto é um dos maiores símbolos da alquimia.
“Hermes é um deus civilizador, patrono da ciência e imagem exemplar das gnoses ocultas. É o sábio e o próprio logos. E como sábio é o que transmite toda ciência secreta.
A alquimia é uma ciência e uma filosofia e se baseia na teoria de que: “tudo no mundo obedece às mesmas leis e todos os objetos da natureza contêm a energia vital. Toda matéria contém vida.”.
O trabalho do alquimista é o de unir os opostos; cada matéria possui seu par e nesta união alcança-se o casamento alquímico. Para tanto, é necessário purificar a natureza ou buscar sua perfeição. Os alquimistas acreditavam que para realizar a Grande Obra, a regeneração da matéria, deveriam procurar a regeneração de sua alma; é um processo paralelo: a busca da pedra filosofal e a purificação da alma, tornando o homem um ser luminoso, revelando o “ouro” que possui.
Os alquimistas que procuravam apenas fabricar ouro não eram verdadeiros adeptos, pois, segundo palavras atribuídas a Hermes: “O meu ouro não é ouro vulgar”. Ou seja, o ouro que o alquimista deve procurar não é o metal.
O fundamento simbólico é a separação dos sexos e sua re-união, ou seja: oposição e equilíbrio dos dois grandes princípios do universo.
A base desta busca encontra-se na célebre obra “Tábua de Esmeralda”, que teria sido gravada pelo próprio Hermes, numa linguagem criptográfica, cifrada, esotérica, Hermética, só para iniciados.
Segundo a Tábua Esmeraldina a distribuição simbólica, masculino – feminino é a seguinte:
Masculino: O sol, o ouro, o fogo, o ar, o rei, o espírito de Enxofre.
Feminino: A luz, a prata, a água, a rainha, o espírito de Mercúrio”.” (Informações do blog https://floraisjoelaleixo.com/blog/.)
No esoterismo, Hermes Trismegistus é considerado o Grande Sol Central, o “Mestre dos Mestres”, o descobridor da Alquimia e considerado pai da Ciência Oculta. Na alquimia, Hermes-Mercúrio tem um papel muito importante e o seu símbolo material é o metal Mercúrio. Ele era considerado a essência divina no mundo, fixo e volátil, possuindo em si as propriedades da Lua e do Sol, da prata e do ouro. Ele seria uma síntese do deus egípcio Thoth e do deus grego Hermes, ambos deuses da escrita e da magia, em suas culturas.
A Tábua de Esmeralda
“O primeiro vestígio documentado sobre a Tábua de Esmeralda é encontrado numa carta de Aristóteles a Alexandre o Grande durante a sua campanha na Pérsia. A carta íntegra na versão em latim da grande obra “Secretum Secretorum”, traduzida a partir do original em Árabe “Kitab Sirr al-Asrar”, que é um gênero de livro de conselhos, tratado e enciclopédia para todos os grandes governantes da época. Este livro fala sobre as ciências que regem o universo, foi um dos livros mais lidos da idade média por conter segredos sobre o universo; desde a astrologia e propriedades mágicas e medicinais de plantas e minerais, numerologia, e acima de tudo, sobre uma ciência unificada.
Outros vestígios sobre a Tábua de Esmeralda são documentados depois disso, que prova que o texto existe e foi uma grande influência para muitas culturas.
Hoje, o texto é visto por apresentar uma das verdades sobre o universo, que é provado pela comunidade científica e pelas ciências da física quântica. É também guia de muitos outros ensinamentos e programas em séculos mais recentes, e que defendem a existência de leis universais como A LEI DA ATRAÇÃO e lei da vibração”. (Texto do site https://osegredo.com.br/tabua-de-esmeralda/.
A tradução da Tabula Smaragdina em Português é como se segue:
- É verdade, certo e muito verdadeiro:
- O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
- E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
- O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
- O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
- Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
- Separarás a Terra do Fogo, o subtil do denso, suavemente e com grande perícia.
- Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas Superiores e inferiores.
- Desse modo obterás a glória do mundo.
- E se afastarão de ti todas as trevas.
- Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
- Vencerás todas as coisas subtís e penetrarás em tudo o que é sólido.
- Assim o mundo foi criado.
- Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
- Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
- O que eu disse da Obra Solar é completo.
Tradução da Tábua de Esmeralda por Madame Helena Petrovna Blavatsky
- Aquilo que está debaixo é parecido com aquilo que está em cima, e aquilo que está em cima é semelhante ao que está em baixo, para completar as maravilhas de uma coisa.
- Como todas as coisas foram criadas pela meditação de um ser, todas as coisas foram então criadas a partir deste, por adaptação.
- Seu Pai é o Sol, sua Mãe a Lua.
- É a causa de toda a perfeição por toda a terra.
- O seu poder é perfeito se transformado em terra.
- Separa a terra do fogo, o subtil com o grosseiro, agindo com prudência e com juízo.
- Ascende com a maior sagacidade da terra ao céu, e une o poder de todas as coisas inferiores e superiores.
- Assim, possuirás a luz de todo o mundo, e a obscuridade irá voar de perto de si.
- Esta coisa tem mais coragem que a própria coragem porque consegue superar tudo que é mais subtil e penetrar em tudo que é sólido.
- Através dele, o mundo foi formado.
Versão em Latim da Tábua de Esmeralda
- Verum, sine mendatio, certum et verissimum:
- Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius.
- Et sicut res omnes fuerunt ab uno, meditatione unius, sic omnes res natae ab hac una re, adaptatione.
- Pater eius est Sol. Mater eius est Luna, portavit illud Ventus in ventre suo, nutrix eius terra est.
- Pater omnis telesmi[5] totius mundi est hic.
- Virtus eius integra est si versa fuerit in terram.
- Separabis terram ab igne, subtile ab spisso, suaviter, magno cum ingenio.
- Ascendit a terra in coelum, iterumque descendit in terram, et recipit vim superiorum et inferiorum.
- Sic habebis Gloriam totius mundi.
- Ideo fugiet a te omnis obscuritas.
- Haec est totius fortitudinis fortitudo fortis, quia vincet omnem rem subtilem, omnemque solidam penetrabit.
- Sic mundus creatus est.
- Hinc erunt adaptationes mirabiles, quarum modus est hic. Itaque vocatus sum Hermes Trismegistus, habens tres partes philosophiae totius mundi.
- Completum est quod dixi de operatione Solis.
Edição original do texto em latim, de Chrysogonus Polydorus (Nuremberg, 1541) – Informações do site: https://osegredo.com.br/tabua-de-esmeralda/.
As 7 leis herméticas
Os ensinamentos de Hermes Trismegisto se baseiam em sete Leis que governam todos os planos da natureza, os sete princípios herméticos:
1- O Princípio do MENTALISMO: “O todo é Mente; o Universo é mental.”
2- O Princípio da CORRESPONDÊNCIA: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como está em cima”.
3- O Princípio da VIBRAÇÃO: “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.”
4- O Princípio da POLARIDADE: “Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis.”
5- O Princípio do RITMO: “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; o ritmo é a compensação.”
6- O Princípio de CAUSA E EFEITO: “Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; O Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei ainda não conhecida, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.”
7- O Princípio de GÊNERO: “O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação.”
O ensinamento de Hermes na “Tabua de Esmeralda”: “o que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo. Ao mesmo tempo, as coisas foram e vieram do Um, desse modo as coisas nasceram dessa coisa única por adoção”.
Essa frase da Tábua ficou muito famosa e bastante comentada, “o que está em cima é como o que está em baixo…”, tem um significado profundo indicando que tudo está unido por uma espiral organizada e harmoniosa. Os entendedores entenderão os dizeres da Tábua de Esmeralda e os modernos cientistas que defendem a unidade cósmica e o princípio das analogias e correspondências entre toda as partes da criação, podem constatar isso no texto da tábua. Elizabeth de Souza (uma aspirante a alquimista)
O texto foi baseado em leitura de livros e sites:
https://www.gnosisonline.org/.
https://gavetadebaguncas.com.br/hermes-trismegisto/.
http://universalismocristico.com.br/apresentacao/hermes-trismegisto/.
https://osegredo.com.br/tabua-de-esmeralda/.
https://floraisjoelaleixo.com/blog/.
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