Semana de 22 elitistas?

Semana de 22 – elitistas?

O que eram e são as vanguardas?
Uma ótima provocação de Elizabeth de Souza na matéria sobre a semana de arte moderna que publicamos no Entrementes. É de elite? Era outra época, outros tempos. Tempos em que os anarquistas estavam fazendo suas revoluções também aqui no Brasil. E enquanto pessoas de “esquerda” estamos nos esquecendo deste período e num clique no google já vimos inúmeras matérias sobre o tema.
Acho a arte fundamental para o viver humano. O que seria da educação infantil sem arte? Em minha cidade vemos uma geração desde os anos 70 atuando em artes. Na época José Omar de Carvalho, Olney Borges, Alberto Renart e outros. Busco lacunas e chego a Helena Calil. O tempo retrocede e Monteiro Lobato frequentava as PHARMACIAS no centro de São José dos Campos. Eram debates sobre artes, literatura e política. O Conselho Municipal de Cultura com Elmano Veloso, prefeito cassado pela ditadura. E Sobral com seu autoritarismo chega na cultura da rede municipal de educação até os dias atuais e que a cidade não debate. Enfim, as vanguardas estão aí nos dias de hoje com o Funk e Rap nas periferias.
Periferias carentes de surgir espaços libertários, que busquem a questão das moradias, educação fora das escolas, geração de renda, etc. Mas cadê os “artistas” desta cidade?
Experimentar é fundamental! Vemos o Entrementes desde 2009 se recriando e agora com as rádios alternativas deste imenso Brasil. A Editora Merda na Mão de Fabio da Silva Barbosa, Diego El Khouri. Os programas e zines de José Júlio. Estamos conectando ideias. E a Semana de Arte Moderna, as Vanguardas Europeias são inspirações.
Por estes dias eu conversava com Edu Planchêz, que seguiu à risca as dicas lidas do poeta russo Vladimir Maiakóvski. Franklin Maciel e seu ativismo político nas redes sociais. Começa a ser referência nacional em seus embates sobre a questão animal. Enfim, as vanguardas são fundamentais. Movimento Provo na Irlanda. Infinitas inspirações – Tropicália, Geração Beat e outros movimentos.
Em breve mergulho em meu curso nas matérias acadêmicas de arte. Acho vital que surjam espaços coletivos nas periferias e até nas regiões centrais, como a Galeria Poente. Enfim busquemos nossas revoluções internas para que se cristalize as mudanças sociais. A siteVALE de Paulinho foi e é incubadora de ideias e ações. Isto tudo fruto da Semana de Arte Moderna deste pequeno planeta chamado terra.
Quando escreverei meus poemas e farei meus roteiros se me entrego de alma e corpo à prosa? Estamos aí nos reciclando!
Uma boa semana hiper moderna.

Joka Faria, Verão de 2022

2 Comentários

  1. Semana da Arte de 22

    Sei e sou consciente que A Semana da Arte Moderna de 22 foi um marco de grande importância em todas as Artes. Baseio-me sempre no poema do meu amado Poeta Manuel Bandeira que fez parte de todo esse movimento.
    No entanto, sabemos que se der um google, como você disse, vai encontrar muitas críticas a esse movimento, questionando várias coisas, entre elas, o caráter elitista.
    Quando digo elitista, meu caro amigo Joka, estou me referindo a um movimento que começou entre a elite intelectual, a nata. Não foi um movimento popular das Artes, não querendo dizer com isso que não tenha a importância que tem.
    Você sabe que gosto de provocar, gosto de fazer isso pessoalmente, mas como você colocou em texto, tive que dar a minha resposta por escrito.
    Valeu, Joka!
    Beth

  2. Ótimo que haja debates também por escrito nas redes sociais e nas ruas… 100 anos depois esta semana continua a provocar inquietações assim como as ditas vanguardas …

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*