Celebridades são os perfis menos seguidos por brasileiros nas redes sociais, revela pesquisa
Estudo da Brazil Panels apresenta dados fundamentais para marcas que desejam se destacar no cenário digital
Um levantamento realizado pela Brazil Panels, empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a Conexão Vasques Marketing Digital, traz dados relevantes sobre como os brasileiros utilizam as redes sociais, mostrando a importância do ambiente digital para o posicionamento das marcas. O estudo destaca que perfis de especialistas são os favoritos dos usuários, com 54,7% das respostas. Em seguida, estão familiares e amigos (47,6%), marcas (37,8%), influenciadores (32,8%) e celebridades (21,5%).
Para ganhar destaque no cenário digital, 62,4% dos respondentes acreditam que as marcas devem investir na qualidade do conteúdo, enquanto 20,5% apontam o engajamento com o público. Apenas 8,2% consideram a relevância da publicidade e 7,8% a frequência das postagens como pontos cruciais.
O CEO da Brazil Panels e da Conexão Vasques, Claudio Vasques, enfatiza que se deve compreender o consumidor para desenvolver estratégias eficazes em cada plataforma. “É fundamental conhecer seu cliente ideal através da pesquisa de mercado, entendendo seus hábitos, atitudes, desejos e desafios. Dessa forma, é possível criar conteúdos direcionados e campanhas patrocinadas mais assertivas”, explica.
Redes sociais mais usadas
O estudo revela que o Instagram é a rede social mais popular entre brasileiros de 18 a 44 anos, enquanto o WhatsApp é a segunda mais utilizada. No entanto, esse cenário muda conforme a idade dos entrevistados: para a faixa etária de 45 a 54 anos, a predileção é pelo WhatsApp, seguido pelo Instagram. Entre os maiores de 55 anos, o WhatsApp permanece na liderança, com o Facebook em segundo lugar.
Sobre os formatos de conteúdo, vídeos curtos estão no topo das preferências, seguidos por fotos, lives, stories e carrosséis. “Embora o carrossel seja comum em empresas e agências, o brasileiro tem um claro favoritismo por vídeos curtos. É crucial que as marcas estejam atentas a isso para desenvolver as melhores estratégias para seu público-alvo”, observa Vasques.
Em relação ao salvamento de vídeos, 29,8% dos entrevistados salvam vídeos educacionais, 25,2% preferem vídeos com dicas, 20,7% optam por tutoriais e os 24,3% restantes se distribuem entre lives, histórias, bastidores e outros temas. Em uma questão de múltipla escolha, a pesquisa também identificou as atividades menos apreciadas nas redes sociais: seguir influenciadores (37,4%), participar de grupos (35,9%) e comprar produtos e serviços (32,2%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 1º de julho e 11 de agosto de 2024, com uma amostra de 1.145 respondentes, composta por residentes do Brasil com idades entre 18 e 83 anos. A amostra foi nacionalmente representativa, com cotas de idade, gênero e local de residência.
Sobre a Brazil Panels
Criada em 2013 e com sede em São Paulo (SP), a Brazil Panels Consultoria é especializada em pesquisa de mercado e marketing full service. Conta com o maior painel online do Brasil para amostragens, com 3,5 milhões de pessoas cadastradas e ativas. A companhia utiliza metodologias avançadas de pesquisa para entregar informações precisas e confiáveis que orientem as estratégias das empresas, além de oferecer soluções completas de marketing digital. Mais informações, acesse: https://www.brazilpanels.com.br.
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