Entrevista com o escritor Bruno Black
O escritor Bruno Black esteve na 3ª Bienal Literária de Taubaté que aconteceu nesse último final de semana (09 e 10/11/24) e o Entrementes teve a honra de fazer uma entrevista por escrito com ele para conhecer um pouco mais sobre o autor e suas obras.
Confira a entrevista:
1) Bruno, primeiramente parabéns por seu incrível trabalho. Você é um dos artistas mais produtivos não só da cena carioca, mas acredito que da cena brasileira: de onde vem tanta inspiração?
Bruno – A periferia não vive a página dos jornais e nem capa das revistas e nem tão pouco a espera de um dia sonhado e perfeito. Ela se salva dia a dia. Me sinto inspirado pelos meus ídolos como: Mariah Carey, Djavan e Zelia Duncan. Mas meus agentes motivacionais são: Padeiros, motoristas de ônibus, as donas de casa, os camelôs e por quê? Todo dia eles estão fazendo o mesmo com amor e afeto e sempre cuidando de vidas com fé, amor e afeto! Então, eu preciso acionar essa tal inspiração criativa todo dia. E não é porque sou artista e porque eu sou cidadão!
2) Como é ter como madrinha artística a grande Zélia Duncan?
Bruno – Um sonho real e super possível! Incrível como ela é como ser humano. É amável, amorosa, olho no olho, destemida, forte, amiga, corajosa e me dá paz!
Tê-la por perto é um presente de Deus!
3) Conseguir viver de seus livros, nesse país que costuma virar as costas para a Literarura… é preciso um Dom ou também um toque de magia dos deuses da Sexta Arte?
Bruno – O país já está melhor nos incentivos, sou acolhido por brunittos e brunetts, acho sim que tenho dons mágicos e é preciso lutar todos os dias pois a poesia é linda, mas a jornada de um poeta que vive dos livros é árdua demais. Ainda tenho saúde, sou amado e Deus, seus anjos, guias e energia me protegem.
Eu gosto dessa frase: ” Quem me protege não dorme!”
4) Você teve seu trabalho reconhecido por associações como a Câmara da Indústria e Comércio do RJ e a Associação Profissional de Poetas do RJ… fale um pouco sobre esses prêmios recebidos e a importância deles em sua luta diária pela arte.
Bruno – Já são quase 50 prêmios, homenagens e hoje tem mais um na Universidade Castelo Branco e da Flisc – Festa Literária de Santa Cruz.
Sobre os prêmios citados? Que incrível! Um, o da CAERJ ganhei no Teatro Municipal. Que honra! Nunca imaginei isso na vida!
O outro. Foi da maior associação de Poetas do RJ, a Apperj. Outro sonho!
Me sinto feliz, reconhecido, motivado e realizado! Tenho apenas 43 anos e sinto que já posso partir e deixarei um legado rico e infinito!
5)”Você tem inúmeros “filhos literários”, como o #Tarja Preta, as Antologias, o Poético, entre outros. Gostaria de falar um pouco para a gente sobre algum (ou alguns) deles, especificamente? E não se esqueça de deixar os links de como eles podem ser adquiridos.
Bruno – *#Tarjapreta* – meu livro mais vendido até hoje, fala de saúde mental em forma de poesias. Em 2025 vem o 2 com prefácio da minha madrinha. Orelhas do meu paizão das artes da zona oeste WG e do amigo cineasta e ator: Luciano Vidigal!
*Senhor Pum:* É incrível, infantil, colorido, com prefácio do grande Luiz Eudes e ilustração do gênio Rafael Santana de Taubaté. Acredita? Ele é o melhor que já vi! É dedicado ao meu pai, que é o maior peidão da família! Uma das coisas mais divertidas e alegres que já fiz!
*Antologias* *Se tens um dom, seja* (Brunittos e Brunetts) é um projeto sensacional que muda minha vida, transforma pensamentos em arte poética, move sentimentos e arrebata sensações em busca de um mundo mais cultural. Faço duetos com eles, em 2023 paramos 4 ruas da Bienal do RJ. Em 2025 iremos lançar 5 livros de uma vez, com quase 210 autores do Brasil todo, Europa e Angola. Eles são emocionantes no que escrevem. Vamos ter no prefácio a sensacional escritora e atriz da Globo Suzana Pires, Posfácio a dindinha Zelia Duncan, nas orelhas as personalidades: Leila Sterenberg, Sandra Sá, Tom Farias e Jorge Ventura. E ainda uma carta motivacional feita pelo ex. BBB e escritor: Rodrigo França. É demais né?
*Poético*
É um livro pra conquistar novos públicos que não se acham próximos ou pertencentes do mundo literário! É dividido por categorias e uma boa pedida pra quem quer iniciar com a poesia…
6) Sou um apaixonado por saraus, então adoraria se você nos falasse um pouco sobre o “Ler Festival do Leitor”, onde a Poesia é apresentada diariamente para centenas de crianças de escolas públicas.
Bruno – É… eles são um mega sonho! Fortes, potentes, transformam o mundo da arte para os alunos das escolas em um ato de expressão onde a palavra é o movimento.
É ou era o maior projeto cultural da minha vida! Me sentia uma grande artista comandado aquela multidão!
É o evento mais potente que já vi na vida. Eles juntam circo, sarau, poesia, palestras, alegria, games, livros, tecnologias, teatro… tudo de uma vez! Os jovens ficam encantados! São demais!
7) As mídias digitais, as redes sociais, são aliadas ou adversárias da boa e velha arte da escrita? Como fazer os jovens se interessarem pela Poesia e Literatura?
Bruno – Alcançar o mundo tudo é perda de tempo. Traga sua verdade para eles. Eles gostam de uma boa troca, mas uma troca verdadeiramente real!
Mesmo que você use a imaginação, o escritor hoje precisa tocar pessoas e isso funciona!
Por isso, Se tens um dom, seja!
Instagram:
@Brunoblackoficiall
Confira no link abaixo Bruno Black fala sobre Rafael Santana
https://www.facebook.com/reel/511075645415525
Imagens e vídeos: Bruno Black
Parabéns Bruno Black te desejo muito sucesso em tudo que você fizer e planejar você merece muito pela sua história de vida e trajetória literária. Agradeço muito por me dar a oportunidade de ilustrar dois dos seus livros
Só tenho a agradecer, obrigado pelas palavras
Deus o abençoe muito sempre