Essas são as quatro colunas do Templo do conhecimento
Arte
A representação do Belo!
Arte é a mais antiga das quatros áreas do conhecimento, praticada pela Humanidade. Pode-se verificar pelos restos arqueológicos, objetos e símbolos, através das pinturas, do cântico e a dança dos nossos ancestrais.
Na idade média as artes se dividiam em Trívio (Gramática, Retórica e Dialética) e em Quatrívio (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música). Juntas formavam as Sete Artes Liberais.
No séc. XX as Artes foram divididas em 7: 1- Música; 2- Dança; 3- Pintura; 4- Escultura; 5- Literatura; 6- Teatro; 7- Cinema e depois foram acrescentadas outras (fotografia, HQ, Game, etc).
Ciência
Ciência: Saber que se adquire pela leitura e meditação! (Albert Einstein)
Hoje, existem teorias as mais diversas e são apenas bases e não leis sacramentadas. Os pilares para uma melhor compreensão do Universo e os seus fenômenos estão fincados numa postura holística. A resistência por parte da Ciência Oficial em aceitar esse novo paradigma está sendo quebrada por uma comunidade científica que alarga os seus horizontes na busca do todo, incluindo suas partes pra não perder-se em dogmas, tornando a Ciência paralítica.
Filosofia
“A filosofia é o melhor remédio para a mente”. (Cícero)
Filosofia: Sabedoria… Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Esoterismo
Esoterismo: Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses!
As portas para o conhecimento não são restritas apenas ao racional, formal ou institucional, mas ligadas ao “si mesmo”, ao autoconhecimento. Nisso, envolve pensamento, emoção, instinto, movimento, sexo e alma. Uma via que não descarta a visão do mundo como um todo, fragmentando-o apenas como forma de experimento, para desvelar.