Salto del Guairá – Paraguai

Uma viagem feita em abril/22 – demorei a escrever por conta de muitas atividades ultimamente, mas preciso contar sobre esse passeio maravilhoso pela cidade de Salto del Guairá. Um sonho antigo de quando minha tia Maria, lá de Arapongas, me contou da sua ida até Salto para fazer compras e trouxe muitas coisas bonitas e me presenteou com uma delas. Desde então fiquei com aquele nome na cabeça e o desejo de atravessar aquela ponte Ayrton Senna que liga o Paraná ao Mato Grosso e à esquerda, cruzar a fronteira com o Paraguai. E tudo que sonhamos com vontade se cristaliza no mundo físico e nesse abril, abriu-se uma porta e aproveitei para dar um salto até Salto del Guairá.

Atravessar aquela ponte foi muito emocionante – 3,6 km por cima de um rio grandioso e surpreendente. O Rio Paraná é bonito demais, sua grandeza de mar nos carrega às nuvens. Senti um frio na barriga ao ver as águas tão próximas da ponte. A Ponte Ayrton Senna é uma das maiores do Brasil, localizada entre as cidades de Guaíra, no Paraná e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. E logo que saímos da ponte, alguns quilômetros e entra à esquerda para atravessar a fronteira do Paraguai

A Cidade de Salto del Guairá é pequena e bastante movimentada, por conta do comércio que é sua principal atividade. Diferente da Ciudad del Este, Salto é mais tranquila e talvez, preços melhores. No entanto, não fui lá fazer compras, mas conhecer o lugar, sentindo saudade da minha tia, que partiu desse mundo rumo ao lugar para onde todos iremos um dia. Por isso, vamos aproveitando os sonhos, enquanto estamos vivos, aqui e agora.
Minha prima como companhia, fomos passeando além da cidade – saímos fora até chegar numa bela praya, nos arredores.

A praya estava praticamente vazia, tudo muito limpo e organizado, um lugar agradabilíssimo, onde provavelmente passeiam, curtem eventos, crianças brincam, enfim, uma praya criada às margens do majestoso Rio Paraná que parece o mar, de tão imenso. Uma paisagem estupenda com o som de muitos pássaros.

Depois de apreciar a bela paisagem, voltamos para a cidade e fizemos algumas comprinhas básicas. Eu comprei um baralho espanhol e algumas lembrancinhas. A cotação do dólar era de R$ 4.99 nesse dia. Almoçamos em Salto que oferece vários restaurantes para os visitantes que em pleno sábado, são muitos.

Antes de cruzar a ponte na volta, fomos até um Cassino e paramos para entrar e ver os jogadores e as máquinas barulhentas, as roletas, enfim, o sonho de todo jogador. Não se pode filmar e nem tirar fotos lá dentro, só do lado de fora. O nome do Cassino é 7 Saltos e vou deixar algumas imagens abaixo do texto.
A tardinha retornamos para Umuarama, onde dormi na casa da minha prima e no outro dia, saí cedo rumo a Cidade de Maringá onde pernoitei. No dia seguinte saí da rodoviária de Maringá rumo a Londrina, onde fiquei por 3 dias, num convento. E neste convento tem um bosque muito lindo e tem pés de castanhas. Quando cheguei, uma das freiras estava colhendo, comi muitas castanhas. E a imagem da freira trazendo um balde de castanhas colhidas fresquinhas me fez lembrar uma cena da Carol em TWD, onde ela colhia castanhas para fazer um bolo. E então, de Londrina para São Paulo e para Sanja City. Uma viagem inesquecível.

Até a próxima!

Elizabeth de Souza – Mochileira das Galáxias!

Ao infinito e além!

Para saber mais sobre Salto del Guairá:

2022

Sobre Elizabeth Souza 406 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

7 Comentários

• Eu não esperava encontrar um lugar tão lindo e tão próximo do centro da Cidade de Leste como este aí. Fui tantas vezes lá e somente agora o descobri, é um paraíso.

1. O potencial fluvial que tem a América do Sul, é de fato, assustador. Visto que os interesses sobre ele, se acirram, com a eleição desse desgoverno, temos a Amazônia e nossos rios, a mercê de interesses economicos escusos. Como diria Getúlio Vargas. Deposto em 54, adivinhem porque?

• Sim Teresa é verdade essa potência fluvial que desperta interesses escusos, de todos os lados. Precisamos defender as nossas riquezas naturais.

2. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se a travessia para o Paraguai tem alguma parada na aduana/imigração, ou se é como em Ponta Porã, que basta atravessar a rua e já está no Paraguai, sem fiscalização?

3. Olá Juliane, aqui tudo bem! Espero que você esteja bem.
    Tem uma aduana sim, mas quando fui com minha prima, de carro, não pararam a gente nem na ida e nem na volta; mas costumam parar aleatoriamente.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.