A São José invisível

A São José invisível 

Os loteamentos irregulares

 

Por Joka Faria redescobrindo a realidade da cidade.

Nas últimas semanas está vindo à tona a questão do Banhado e com ela também a questão dos loteamentos irregulares. Neste sábado falei com algumas lideranças destes bairros e fiz entrevistas para meu canal no youtube. E fiquei sabendo da dura realidade que se faz invisível para os que moram numa outra São José dos Campos. Eu moro no início da região leste da Vila Industrial.
Sabemos das belezas naturais de nossa cidade aqui no Vale do Paraíba, próxima a Serra da Mantiqueira. Mas quando circulamos nos bairros mais distantes do centro da cidade, nos deparamos com o caos e o desrespeito do poder municipal. Tem bairros como o Bom Retiro, que famílias que em vez de pagar o ITR estão pagando o IPTU em suas chácaras e sítios. Então os desmandos contra a população, não são só a questão do Banhado. Também na região norte como Caeté, Taquari, também está se pagando IPTU.
Cadê os vereadores de São José? Cabe a nós das áreas artísticas e culturais nos envolvermos nestes desafios de nossa população, pensarmos em matérias em vídeos. Ações performáticas para colaborar para este assunto vir à tona. As mídias tradicionais acabam abafando estas questões sociais. Nada como sair de nossas zonas de conforto e conhecer a cidade em suas belezas e realidades. As famílias tradicionais não conseguem pagar IPTU por áreas de chácara. Isto é proposital, pois beneficia a especulação imobiliária. Fiquei pasmo em ver prédios, condomínios horizontais na região do Novo Horizonte. Ficar em silêncio é omissão. Criei alguns grupos de whatsapp para juntar ativistas da cidade. Mobilizar-se é preciso, além de viver. Deixemos de sobreviver.
Quero buscar apoio para fazer matérias e ́pensarmos num documentário para registrar esta São José invisível. Sempre escrevo sobre a necessidade de espaços socioculturais neste bairros, geridos pela própria comunidade. Confiram os vídeos, vamos debater para buscarmos chegar a uma cidade de inclusão.
Pagar IPTU em chácaras é um absurdo e desumano para a realidade de famílias trabalhadoras. Precisamos começar a pensar nos caminhos da próxima eleição municipal. E pensar em vereadores e prefeito ou prefeita que sejam atentos à realidade e às necessidades dos munícipes. A democracia participativa é um caminho de mudanças humanas. Chega deste velho jogo eleitoral bem sujo.

João Carlos Faria
Escritor e professor.

 

Nos bairros da zona leste – Especulação imobiliária
Como o Bom Retiro e outros moradores pagam IPTU em áreas de chácaras e ninguém denuncia esta situação?
Como diz Moraes, a cidade está muda? Omissa com o sufoco destas famílias
E o estímulo à especulação imobiliária na cidade? Como ver uma cidade assim? E a população em silêncio ou silenciada?!
Não iremos nos omitir. Estive no Bom Retiro a passeio neste final de semana. E vou repassar aos ativistas da cidade como Franklin Maciel, José Moraes e outros. Silêncio é OMISSÃO

Joka Faria, João Carlos Faria
Agosto de 2022

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*