Jerônimo – O herói do sertão

Jerônimo – O Herói do Sertão

 Por Jorge Hata*

 

Diariamente, de segunda a sexta-feira, no ano de 1953, no horário das 18h35 a Radio Nacional do Rio de Janeiro tem apresentado as aventuras de “Jerônimo, o Herói do Sertão”, de Moisés Weltman. Mais de 20 histórias já foram irradiadas, tendo como figura central o bravo Jerônimo, que, ao lado de Moleque Saci (Cahuê Filho) e de Aninha (Dulce Martins)tem enfrentado os maiores perigos, lutando pelo bem, contra o mal, o crime e a injustiça.

Para atender ao grande público ( da época ) que, além de ouvir, quer ver seus heróis. Jerônimo vem do microfone para as páginas de uma revista em quadrinhos. Aproveitando o sucesso da novela radiofônica criada por Moisés Weltman em meados da década de 50, a Rio Gráfica Editora lançava em revista própria, este personagem desenhado por Edmundo Rodrigues.

A série Jerônimo, o Herói do Sertão, narrava as aventuras de um jovem vaqueiro em luta com cangaceiros no sertão nordestino. O Jerônimo, era um cavaleiro errante colocado nos sertões do Brasil. Era o defensor dos fracos e oprimidos, lutando para que se fizesse justiça no sertão. Filho de Maria Homem, sua mãe, era uma mulher de pulso forte, que lhe ensinou as diferenças entre o bem e o mal. As crianças na época, adoravam o moleque Saci, um negrinho endiabrado que aprontava e era o companheiro de Jerônimo e Aninha, sua noiva.

Em 1972 Jerônimo é adaptado para a televisão pela TV Tupi. O protagonista foi interpretado por Francisco di Franco, o comediante Canarinho era o Moleque Saci e Eva Christian, Aninha. Em 1984, Jerônimo ganhou um remake do SBT. Francisco di Franco interpretou novamente o herói e a atriz Suzy Camacho interpretou Aninha. O remake não fez tanto sucesso como a versão anterior e foi encerrado em 1985. O SBT ainda o reprisaria em 1991 novamente obtendo pouca audiência

Moleque Saci e o herói Jerônimo
E aqui Aninha e Jerônimo.

* Jorge Hata é colecionador de quadrinho (tanto os novos como os antigos e raros), membro da Academia Taubateana de Letras, colunista de jornais, além de promover eventos voltados para a leitura. Tem uma loja especializada em quadrinhos, que fica perto da Igreja do Rosário em Taubaté.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*