O que nos mantém juntos?

O QUE NOS MANTÉM JUNTOS?

“A solidariedade é algo estudado por Durkheim e, mais recentemente, por Sloterdijk. Nos projetos políticos em disputa hoje no Brasil, a direita acha que não é necessário se preocupar com a solidariedade. A esquerda está preocupada com a possibilidade da solidariedade desaparecer. O capitalismo de plataforma, que é uma síntese entre o capitalismo financeiro, a internet e o regime neoliberal, gerou uma sociedade menos atenta à solidariedade. Os espaços de socialização tradicional desapareceram, e o que foi colocado em troca pode não estar gerando a socialização necessária para a manutenção da solidariedade. A esquerda pode ter propostas para mudar isso. Talvez tenha. A direita não tem, não acha isso importante. Uns na direita acham que a solidariedade é uma questão natural, não acham que vá desaparecer. Ainda na direita existem os que nem ligam se ela de fato desaparecer – parece até gostar da anomia. O país está dividido nessas formas de encarar a solidariedade. E vai para as urnas assim, rachado. Não podia ser diferente. “  (Paulo Ghiraldelli)

Eu acompanho o professor Paulo Ghiraldelli. Esta aula dele é emocional e esclarecedora. Não dá para deixar passar em branco. Estou divulgando para colaborar com o interminável debate em que sociedade estamos vivendo. Vejam, comentem, critiquem, mas vejam. Serve de base para nos aprofundarmos em nossos estudos. Um dos aprendizados é que preciso manter o encontro presencial um sábado por mês. Mesmo que muitas vezes acabe sozinho!

Joka Faria

Outubro de 2022, Primavera

 

 

Tribo Invisível
Coletivo filosófico, poético
“Só não existe o que não é imaginado” (Murilo Mendes)
Sábado 5 de Novembro 2022, teremos o encontro filosófico poético ao meio dia na Praça Afonso Pena. Um encontro de amantes das artes, filosofia e literatura. Aberto a performances e tudo o mais que pode ser imaginado.
Em caso de chuva em frente ao Mercadão Municipal na portaria do Museu de Artes Sacras.
São José dos Campos SP Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*