Usar ou abusar da camiseta verde e amarela
Reflexões de Joka Faria
E ai mano, usar ou não usar uma camiseta amarela em época de copa? Sem que o tema seja bem clichê, mas estamos numa sociedade e certos assuntos não dá para fugir. É copa! Em passados distantes fui pegar até um dia de praia em meu aniversário. Hoje aqui no Entrementes vi os dez anos da Penalux, parabéns aos editores. Nos anos noventa, eu usava camisetas de Gandhi, Che Guevara e outras. Estamos em um momento ainda conturbado, com atentados nas estradas. Para onde vai? Não sabemos! Mas usar ou não uma camiseta Brasileira? É um símbolo nacional! E como professor devo ponderar, sei da importância de minha função. Mas aqui, sou pacato cidadão buscando refletir os dias contemporâneos.
Hoje no jornal nacional vi o talento dos jogadores. Sejam brasileiros ou não, futebol é futebol. Cadê Nelson Rodrigues? O que é uma crônica que faça o leitor refletir?
Onde chegaram estas manifestações antidemocráticas? Não cabe a nós cidadãos e sim ao Estado Brasileiro se defender. Eu quase nem mato barata. Imaginem a possibilidade remota de guerra civil?
Mas ou usamos ou usamos a camiseta? A minha comprei acho quando estávamos fazendo manifestações contra este desgoverno que chega num final melancólico. A democracia é algo fundamental. Eu nunca conheci estilistas para por minhas ideias de moda em prática, algo meio Oswald de Andrade, Flávio de Carvalho e uma moda tropical que defendia a saia masculina. O corpo masculino tem sua estética própria e por que não a criatividade? O feminino no masculino não cancela a masculinidade. O que nos diria Freud? Eu pesquiso este tema, mas e aí leitor, o que me diz?
João Carlos Faria , Novembro de 2022 , Copa do Mundo.
Joka, tá difícil engolir a camiseta amarela, por enquanto, sem camiseta kkkk