O homem integral segundo Paracelso

 

O homem integral segundo Paracelso

Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus Von Hohenhein.

Você já leu ou ouviu falar algo a respeito desse estranho nome ? Talvez não. Provavelmente o nome Paracelso  lhe soará mais familiar. Trata-se da  mesma  pessoa.

Paracelso foi  um médico famoso, nascido em 1493 na localidade Suíça de Einsieden. É considerado hoje como o precursor da medicina holística, pois tratava seus pacientes em sua integralidade, não se limitando apenas aos sintomas físicos. Além de médico, era físico, filósofo, astrólogo e ocultista.

Paracelso entendia o homem como composto de três naturezas. A primeira,  a natureza física, é perceptível aos nossos sentidos físicos. É o corpo denso que, num primeiro momento, nos identifica e diferencia entre os seres humanos. Ele fala, também, de uma identidade sutil, invisível, formada pelas nossas manifestações mentais e emocionais. É ela que nos torna um elo na cadeia de todo o Universo, recebendo e irradiando influências energéticas. Considerava, ainda, uma terceira e mais elevada natureza, aquela que representa nosso Ser verdadeiro e eterno, o Eu real, nossa essência: o Espírito.

Segundo Paracelso, quando compreendemos totalmente  essas facetas da nossa natureza, sabemos que nada existe nos céus ou na terra que não esteja no homem, inclusive a própria Divindade. Isso, para ele, era autoconhecimento.

O autoconhecimento, porém, significava-lhe mais do que uma compreensão total do Ser. Incluia, também uma percepção do Vir a Ser. O que somos neste momento – física, moral, mental e espiritualmente – é menos do que poderemos ser no futuro. Até a Divindade está  sujeita a esse processo contínuo de Vir a Ser.

“O homem tem um papel ativo e criativo na construção do Universo”. Eis um pensamento revolucionário de Paracelso, que   faleceu em 1541.

Por Gilberto Silos

 

Sobre Gilberto Silos 225 Artigos
Gilberto Silos, natural de São José do Rio Pardo - SP, é autodidata, poeta e escritor. Participou de algumas antologias e foi colunista de alguns jornais de São José dos Campos, cidade onde reside. Comentarista da Rádio TV Imprensa. Ativista ambiental e em defesa dos direitos da criança e do idoso. Apaixonado por música, literatura, cinema e esoterismo. Tem filhas e netos. Já plantou muitas árvores, mas está devendo o livro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*