Anaximandro (611-547 A.C.)
Filósofo, Cientista, Matemático, Astrônomo e Político, nasceu na cidade grega de Mileto, na costa da Turquia Asiática. Sobre sua vida, sabe-se pouco, apenas o que seus discípulos passaram, já que ele mesmo pouco escreveu sobre suas idéias. Foi discípulo de Tales de Mileto.
De acordo com Hipólito, Anaximandro afirmava que “uma determinada natureza infinita” foi o principio originário de todas as coisas e tal natureza é eterna e não envelhece.
Anaximandro foi o primeiro a referir-se a tal princípio como “princípio”; além desse princípio, existe um eterno movimento por meio do qual os céus se originam. Tal princípio infinito, de acordo com Simplício, não é a água, tal princípio é indefinido, pois tudo que existe ou é um princípio ou parte de um princípio, menos o princípio primordial, que é infinito que sempre existiu.
Autor de um tratado Da Natureza, põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou “segregação” derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Anaximandro imagina a terra como um disco suspenso no ar. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos – água e fogo, frio e calor, etc. – que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza.
Para ele, o princípio da “physis” (natureza) é o ápeiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Diz-se também, que preveniu o povo de Esparta de um terremoto. Anaximandro julga que o elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpétuo.
Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os “comos e porquês” das coisas todas que saem do princípio. Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O tempo é o “juiz” que permite que ora exista um, ora outro.
Ele defendia a ideia do Infinito e do Ilimitado. Essa ideia, considerada seu primeiro princípio de todas as coisas, sem começo e sem fim “do qual vivem todos os céus e mundos que estão nele” (Teofrasto descrevendo as idéias de Anaximandro).
Anaximandro é considerado o fundador da Astronomia Moderna, pois dele partiu o conceito ocidental do Universo como se considera na atualidade.
A terra, segundo ele, era redonda e circular (como um cilindro) e não repousa em cima de nada, estando onde está pelo seu próprio equilíbrio (“em razão da equivalência de suas distâncias em relação a tudo”).
Ele concebia a Terra como algo suspenso sem nenhum suporte, no centro do Universo, contrariando outros pensadores que concebiam a terra como algo plano que era sustentado num lugar, por água ou alguma estrutura física, como colunas.
Aristóteles explicou a teoria de Anaximandro: “a distâncias iguais dos seus extremos, não tem qualquer inclinação para subir em vez de descer ou se deslocar para os lados; e uma vez que é impossível se mover em direções opostas ao mesmo tempo, ela necessariamente permanece onde está”.
Anaximandro com essa teoria se permitia afirmar uma idéia de que o Sol, a Lua e as estrelas orbitavam em círculos ao redor da Terra, explicando o nascer e o por do sol no leste e oeste respectivamente. Acrescentou ainda, que a Terra possuía profundidade sugerindo a idéia de espaço, um Universo com profundidade. Afirmava que os corpos celestes possuíam distâncias diferentes em relação à Terra, concluindo que havia espaço ou ar entre eles. Mesmo que o mapa de tudo isso contivesse equívocos que seriam analisados posteriormente, esse pensamento de Anaximandro representou uma revolução no campo da Astronomia.
“Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.” (Anaximandro de Mileto)
Bibliografia:
Balchin, Jon. 100 cientistas que mudaram o mundo;
http://www.mundodosfilosofos.com.br
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