A França jogou pela janela um Oscar que o Brasil sonha?
Entrementes, conectando conectando ideias, conectando a 7° Arte!
Hoje vamos falar mais um pouquinho sobre o Oscar, desta vez sobre uma categoria específica:
O Brasil não consegue participar da categoria Melhor Filme Internacional (antes chamada de Melhor Filme Estrangeiro) há 25 anos. Foi no longínquo 1999 que a obra-prima Central do Brasil, de Walter Salles, nos representou. E vale lembrar que a sublime interpretação de Fernanda Montenegro neste filme foi aclamada mundialmente e fez com que ela se tornasse a única brasileira e a primeira latino-americana indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
A indicação de Central do Brasil consolidava uma década de sucesso do cinema nacional na premiação hollywoodiana. Nos anos 1990, o cinema brasileiro conseguiu ainda indicações com “O quatrilho”, de Fábio Barreto, em 1996, e “O que é isso, companheiro?”, de Bruno Barreto, em 1998.
De 2000 para cá 25 longas brasileiros tentaram uma indicação na categoria e falharam. O caso mais emblemático (e injusto) foi o de “Cidade de Deus”, que não foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2003, mas no ano seguinte, após lançamento nos Estados Unidos, surpreendeu ao receber quatro indicações, sendo elas de Melhor Direção (Walter Salles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Fotografia (César Charline) e Melhor Montagem (Daniel Rezende).
E já que estamos no assunto Melhor Filme Internacional, vale citar a curiosa situação da premiação deste ano: a França teria vitória praticamente certa com seu Anatomia de uma Queda, que concorreu a 5 Oscars (Melhor Filme, Atriz – Sandra Hüller, Direção – Justine Triet, Roteiro Original e Montagem) Mas se o título concorreu a Melhor Filme, por que não foi indicado a Melhor Filme Internacional também, como “Zona de Interesse”?
É pq, absurdamente, Anatomia de Uma Queda não foi escolhido pelo comitê francês para representar o país no Oscar, preferindo indicar O Sabor da Vida, com Juliette Binoche. No entanto, este filme não conseguiu ficar entre os finalistas escolhidos pela Academia, deixando o britânico Zona de Interesse com o caminho livre para vencer neste ano.
Bem, este ano ficamos de fora, então que em 2025 o cinema brasileiro possa estar de volta na briga pela nossa primeira estatueta dourada!
DALTO FIDENCIO
Nil Satis Nisi Optimum
“Sono poeta delle tenebre e della malinconia; ma non piango lacrime, piango poesia!” – DALTO FIDENCIO
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@portalentrementes Dalto Fidencio fala sobre a categoria de melhor filme internacional. #oscar #cinema #melhorfilmeinternacional #foryou #foryoupage
“I became insane, with long intervals of horrible sanity” – EDGAR ALLAN POE
Dalto, pontual como sempre…
Ainda sinto o nó na garganta, ao lembrar daquele fatídico dia que a grandiosa Montenegro perdeu para “aquelazinha”.