
A importância da cultura na vida dos nossos jovens
Precisamos resgatar nossos jovens dos quais se dedicam o tempo somente ao celular e interagi-los socialmente. Essa guerra não pode nos vencer.
Por Rogério Rodrigues
Para muitos pode parecer demagogia. Até um tempo atrás, também tinha essa visão. Hábito que o tempo me corrigiu e enxerguei a realidade.
Por São José dos Campos temos as famosas casas de cultura das quais oferecem programações culturais à comunidade local, enfim, cultura das quais não temos o hábito de frequentá-las ou muito menos de apreciar o verdadeiro objetivo nos oferecido.
As casas de cultura necessitam invadir mais os espaços escolares e levar a cultura de uma forma ativa e massiva aos nossos adolescentes. A escola também deve aderir à guerra. Guerra passiva e construtivista.
Os pais ou responsável devem aderir também e incentivar nossos jovens a interessarem por tudo do que a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e as Casas de Cultura nos oferecem.
Nossos jovens estão muito atrelados ao celular. Impossível entrar numa sala de aula e não presenciar uma comitiva de alunos desconectados do mundo real. Há casos que os pais até são chamados e no mesmo dia ou no dia seguinte, o filho continua com o celular em mãos como se nada tivesse ocorrido.
No último dia 27 tive o privilégio de acompanhar o passeio de 94 alunos no cinema. Saí outro Rogério. O deslumbramento dos alunos, o primeiro contato de muitos com o cinema fez-me enxergar o quanto em pleno século XXI, ainda estamos atrasados.
No dia 31 de março também tive o privilégio de acompanhá-los numa apresentação teatral. Que coisa maravilhosa e emocionante! Em pleno século XXI, com tanta tecnologia em mãos a Arte e a Cultura não perdeu o brilho e a essência por onde passa.
Gostaria de agradecer a Fundação Cultural Cassiano Ricardo pelo amparo de ter levado o teatro à E. E Moabe Cury. Foi um arraso a apresentação. Em mais de um mês de apresentação e até agora os alunos comentam sobre o espetáculo. Uma experiência nova a maioria dos quais nunca foram ao teatro.
As casas de cultura da cidade necessitam serem mais valorizadas pela própria comunidade. A família necessita colocar em vossas programações a experiência de pelo menos duas ou mais vezes por ano visitar e prestigiar o que nossos espaços culturais nos oferecem.
Ainda que infelizmente nós tenhamos um governo que é contra a cultura, vi nos olhos desses inúmeros alunos do quanto à cultura e a arte é saudável e construtiva em nossas vidas. Funcionários comentando o ar diferencial que a cultura e arte trouxeram dentro do ambiente escolar, isso não tem preço.
Além de gerarmos emprego aos nossos artistas, criamos um novo olhar e estilo de lazer bem mais saudável e construtivista ao futuro da nossa nação.
Viva a cultura! Viva a arte! Viva a família e sociedade que respeita e prestigia a cada espaço cultural lhe oferecido, seja por quaisquer partes da nossa cidade ou país.

Imagem: E.E Moabe Cury, evento cultural do dia 31 de março de 2022.
5 total views , 1 views today
Sábias palavras!
Parabéns meu querido irmão roger por esse prazer maravilhoso que vc tem com nossas crianças e adolescentes. Eles merecem essa atenção e cuidado envolvendo em cultura e arte.
Rogério é um escritor maravilhoso, além de professor muito querido pelos alunos.
Tive o prazer de conhecê-lo e desde então, temos trocado muitas informações adoráveis, trabalhando em alguns eventos juntos, me trazendo a alegria de conhecer mais, aprender mais, com a simplicidade com que ele passa o saber, enriquecendo o meu aprender.
Obrigada Rogério.
Parabéns Prof.Rogério, com certeza foi inesquecível para os alunos, e isso nos trouxe uma esperança de progresso e mudança para os alunos, abrangendo todos nós que fazemos parte da escola, só temos que agradecer sua dedicação.