A inclusão na educação
Por Joka Faria
Escrever numa segunda-feira de manhã não faz parte dos meus hábitos. Prefiro estar a trabalhar, mas hoje entro ao meio-dia. Já li uma entrevista de Woody Allen na Folha de São Paulo. Paguei contas de forma online. Deveria estar a estudar para concursos, mas este é o terceiro cursinho em menos de um ano. Estou sem paciência.
Quero fazer uma pós-graduação em educação especial para tentar entender melhor as crianças atípicas. Tenho visto vários candidatos a vereador colocarem este tema em discussão, e acho muito bom que se debata este assunto. Esta questão da inclusão é bastante polêmica. Não acho que temos uma estrutura tão boa, nem um preparo profissional adequado para lidar com essas questões. Às vezes, parece que a academia e as leis estão distantes da realidade do dia a dia nas escolas.
Apesar de não ter mestrado ou doutoramento, a minha opinião conta, e muito. Trabalho desde 2016 na área, e considero o atendimento bastante precário. A burocracia parece ter mais valor que o atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Já deveríamos ter centros especializados espalhados pelo Brasil e uma formação de professores mais sólida, além de uma formação continuada.
Não ouço falar que este tema seja debatido nos HTCs (Horas de Trabalho Coletivo), momentos fora da sala de aula. Hoje, com a tecnologia de qualidade que temos, grandes faculdades como a USP deveriam criar cursos para formar professores. Precisamos pagar do nosso bolso para nos aprimorarmos. Cabe ao MEC liderar essa questão e apresentar propostas concretas. Vemos um aumento significativo de crianças atípicas nas escolas, e geralmente há alguém a acompanhá-las sem nenhum apoio ou formação continuada. Em muitos casos, é um agente educador sem formação em pedagogia.
Já houve momentos em que me senti excluído nas escolas, imagine as crianças, adolescentes e adultos. Cabe à sociedade debater esta questão e não se omitir.
No mais, deixo aqui uma reflexão, pois este debate, felizmente, é interminável.
João Carlos Faria
Pedagogo pela Unicesumar
Nove de setembro de 2024, Segunda-feira
Inverno
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