A mamata é uma merreca pra quem aceita ser capacho

A MAMATA É UMA MERRECA PRA QUEM ACEITA SER CAPACHO…

Me impressiona e muito o silêncio da classe artística (sempre achei brega pra caralho esse termo, mas enfim…) ou daqueles que vivem dela diante desse escândalo dos altos cachês a sertanejos. Na verdade, pelo menos pra mim nunca foi novidade. Eu sempre afirmei: A CORRUPÇÃO É SELETIVA! Enquanto destroçavam a lei Rouanet, verbas públicas da pasta da cultura, demonizavam artistas, assim como toda estrutura de fomento a cultura, ( e vale sempre lembrar que muitos artistas são pai de família e tiveram, assim como muitas famílias, dificuldades de se manter minimamente ou simplesmente foram obrigados a desistir da sua arte) enquanto batiam forte no setor cultural as verbas milionárias eram distribuídas a vontade e sem licitação, desviando recursos de outras áreas, como por exemplo saúde e educação.
Deveríamos estar bombando em nossas redes essa denuncia, não apenas para desmoralizar todos aqueles em que algum momento fomos obrigados a dedicar o nosso precioso tempo pra TENTAR explicar como é uma lei Rouanet, captação de verbas, qual o papel do estado e governo federal. Ouvimos muitas besteiras e idiotices de pessoas que nunca fizeram um projeto, não sabem nada de como é preciso prestar contas de tudo relacionado ao projeto, quantas pessoas estão envolvidas, direta ou indiretamente. Recentemente vimos um bolsonarista aqui da cidade atacando o show da Tulipa Ruíz. Segundo ele, o valor pago pela Fundação poderia ser revertido na SAÚDE, ou seja, o orçamento anual destinados a todas as pastas, saúde, segurança, cultura, esporte entre outros não vale pra nada. Uma semana depois, teve a tradicional festa do mineiro com alguns shows. Porque essa pessoa má intencionada não apareceu lá fazendo vídeo e atacando a cultura? Talvez pq era uma festa FAMÍLIA e a outra festa eram só maconheiros como ele disse na live..
Na gestão anterior da Fundação Cultural, parte do orçamento ( e diga-se pra 3°maior cidade do estado de SP em arrecadação o orçamento pra cultura deveria ser muito maior) foi devolvido à prefeitura. Atualmente os editais oferecidos chegam a dar vergonha de tão baixo os valores. É na minha opinião um deboche com os artistas da cidade. É uma afronta na CAPITAL DA CULTURA. E para os amigos do rei, será que são as mesmas verbas? EU duvido! E são sempre os mesmos de sempre se apoderando de uma parte bem expressiva desse bolo. A Direita sempre foi assim. Sempre se apoderou das verbas públicas, enquanto apontava o dedo pro ARTISTA DA PERIFERIA, OU AUTODIDATA, sem diploma debaixo do braço. Quando resolvemos deixar de ser VAGABUNDOS e tiramos nossa MEI e passamos a pagar os impostos devidos e ( como se antes já não fosse assim) disputar de igual pra igual, houve um incomodo pq todos nós sabemos que criatividade não se aprende em colégio pago, não se copia e nem todo grande artista precisa ter diploma pra participar de uma roda de conversa sobre literatura, sobre poesia ou pelo menos não deveria.
Me vem sempre a mente a frase da Fernanda Young: “o dia que eu deixar de me indignar eu me tornei uma burguesa amedrontada”
A verdade é que eles sempre debocharam da nossa cara. Eu me lembro de um comercial de televisão, pouco depois da Dilma ganhar do Aécio, um sertanejo que hoje é declarado apoiador desse presidente fatídico aparecer num iate numa praia paradisíaca. Nas entrelinhas em rede nacional ele, que apoiava o Aécio na época disse: olha aqui óh pra vcs seus pobres eu sou rico, sou famoso enquanto vocês estão na merda.
Eles continuam debochando da nossa cara, comprando mansões, terras e mais terras, inclusive em áreas protegidas ambientalmente, comprando gados e triplicando suas fortunas e você achando que foi você que tirou ele da merda comprando seus discos ou comprando ingresso de show…
Estamos todos anestesiados, ou talvez fazemos parte também de uma MAMATA em proporções menores que não nos permite sair da zona de conforto, se é que algum dia existiu isso…Quando vamos sair a campo com a fala do Ferréz Escritor ..”Não vem com seu lustre que é chute no seu lustre”.
PRECISAMOS URGENTE DE MAIS GRUPOS DE DEBATES, DE POESIA, DE DANÇA, DE TEATRO, CULTURA DE RUA e não apenas nos nossos guetos, não apenas na nossa sala de visita. O que a gente precisa é olhar olho no olho e voltar a sentir aquele brilho que nos move e nos torna melhor sem prisões ilusórias.
Mas é só o que eu acho…

F.s.

 

2 Comentários

  1. F.S. Escreva mais, precisamos desse debate mostrando as incongruências para ver se a dormência passa, enquanto não acordamos, a boiada passa…inspirador seu texto.
    Valeu!
    Beth

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*