A versatilidade da cantora Catarina Crystal: como é bom ver surgir estrelas
Por Joka Faria
Na última sexta-feira, dia 21 de junho, tive a felicidade de acompanhar a cantora Catarina Cristal e a banda Aqua Monkeys na casa Underground Hocus Pocus, em São José dos Campos. Esta cantora possui uma versatilidade incrível, interpretando com maestria canções de Janis Joplin, Edith Piaf e outros grandes nomes. Quase me segurei para não gritar “toca Raul”! A vontade de ouvir Oswaldo Montenegro, Caetano Veloso, canções interpretadas por Ney Matogrosso e tantos outros ícones de nossa rica MPB e rock nacional foi inevitável. Como é bom ver surgir estrelas, especialmente quando interpreta as belíssimas canções de Edu Planchêz.
Catarina possui uma voz que vem despontando em espaços underground e shows em projetos municipais. Ela também tem parcerias musicais com o poeta, compositor e cantor Edu Planchêz. Os dois tocaram nas ruas do Rio de Janeiro e, pós-pandemia, ela vem se consolidando com seus shows em inúmeros espaços, agora iniciando uma turnê brasileira. No domingo, dia 23, ela se apresentará em Santo André e São Paulo.
Já tive o prazer de assistir sua peça dedicada a Edith Piaf e, agora, um show numa casa noturna bem aconchegante, nesta madrugada. A criatividade e a musicalidade de Catarina e Aqua Monkeys, com intervenções poéticas de Edu Planchêz, são fascinantes. Num show intimista, ela se mistura com o público para cantar Janis Joplin, demonstrando um carisma especial, especialmente com o público feminino. A plateia conhecia bem Janis e sabia pedir e saborear as canções.
A banda é super competente e afinada. Faz falta ver discos, CDs e camisetas para guardar de lembrança desses shows. Vamos aguardar outras propostas desta cantora, pois ela tem uma simbiose e parceria visceral com o poeta Edu Planchêz, com quem vive. Eles se descobriram nas redes sociais e formam um casal extremamente criativo. Residem no Rio de Janeiro, onde a poesia e as artes os inspiram na celebração da poesia. Vivem as artes de forma visceral.
João Carlos Faria
22 de junho de 2024, sábado, inverno.
Faça um comentário