A VIDA NO MAR, um conto de “CONTEXTURAS” (contos de Luísa Fresta e quadros de Armanda Alves)

A VIDA NO MAR

In "Contexturas"
Quadro de Armanda Alves

– Mãe, estás a dançar? – a figura esbelta movia-se por entre as águas em ondulações suaves.

– Mãe! – e o menino insistiu, baloiçando o seu pequeno braço cor de canela por entre o oceano cego. Ao seu lado outras pessoas moviam-se em movimentos lentos e imprevisíveis. Pareciam serenas. Uma estrela-do-mar veio poisar-se no braço do menino e perguntou-lhe o que fazia ali.

– De onde vens? Sabes, aqui por estas águas passam muitas pessoas em busca de alimento, fogem das suas terras lá longe, onde há guerra, e muitas vezes não chegam ao seu destino.

O menino lembrava-se de ter partido com a mãe, depois de o pai ter desaparecido no auge de uma noite quase tão escura como o oceano. O bote era pequeno e precário, muita gente acotovelava-se, e agora ali estavam todos pairando na tranquilidade do azul.

– Venho da minha casa – respondeu o menino, assustado. Mas agora a minha mãe está ali a dançar sozinha e não quer falar comigo… – a estrela-do-mar, Luzia, explicou-lhe que a mãe se preparavaara o espetáculo da noite, onde todos os habitantes do oceano produziam a sua própria luz gerando um espécie de fogo-de-artifício.

– Como te chamas? – quis saber a nova amiga.

– Eu? Acho que a minha mãe me chamava filho… – Luzia encolheu graciosamente as suas pontas enquanto matutava no assunto e finalmente decidiu: – A partir de hoje passas a chamar-te Nereu. Gostas? – Nereu assentiu com a cabeça, fazendo ondular e sorrir as suas pestanas molhadas. O show começou pontualmente à meia-noite, hora de todos os silêncios, e Nereu abraçou então a jovem mãe num abraço terno de azul negro. – Tenho frio, Mãe – sussurrou. E adormeceu feliz dançando nos braços da bela dançarina dos mares.

In “CONTEXTURAS”, livro de quadros de Armanda Alves ilustrados por contos de Luísa Fresta (LIVROS DE ONTEM, 2017)

 

Nota: O livro “CONTEXTURAS” (contos e quadros, de Luísa Fresta e Armanda Alves) encontra-se disponível em e-book (PDF).

 

Sobre Luisa Fresta 30 Artigos
Luísa Fresta, portuguesa e angolana, viveu a maior parte da sua juventude em Angola, país com o qual mantém laços familiares e culturais; reside em Portugal desde 1993. Desde 2012 assina crónicas e artigos de opinião em jornais culturais, revistas e blogues de Angola, Portugal e Brasil, essencialmente sobre livros e cinema africano francófono e lusófono. Esporadicamente publicou em sites ou portais culturais de outros países como Moçambique, Cabo Verde e Senegal. Em 2021 e 2022 traduziu O HOMEM ENCURRALADO e ESPLANADA DO TEMPO, ambos do poeta brasileiro Germano Xavier (edição bilingue português-francês/Penalux). Em 2022 ilustrou o poemário infantojuvenil DOUTRINA DOS PITÓS, do poeta angolano Lopito Feijóo (Editorial Novembro). Desde 2020 mantém um grupo virtual intitulado ESCOLA FECHADA/ MENTE ABERTA, criado no início da pandemia, destinado a divulgar literatura infantojuvenil e artes plásticas, nomeadamente ilustração, com especial incidência no universo lusófono e francófono. O principal objetivo é consolidar os hábitos de leitura das crianças, estimular a leitura em família e o gosto pelo desenho; e aproximar escritores e ilustradores de leitores e da comunidade escolar. Tem textos dispersos por antologias, alguns dos quais integraram projetos pro bono, e outros premiados em Portugal e no Brasil, desde 1998; assim como um livro de poesia vencedor do prémio literário Um Bouquet de Rosas Para Ti, em Angola, atribuído pelo Memorial António Agostinho Neto (2018). Curiosidade: o poema Casa Materna, que dá título ao livro (originalmente designado por Casa ambulante), foi distinguido com o 2º prémio de poesia internacional Conexão Literária (Câmara Municipal de Divinópolis/Brasil) quando a obra já se encontrava em processo de edição. OBRAS DA AUTORA: Contexturas (contos, baseados em quadros de Armanda Alves, coautora), Livros de Ontem, 2017; Março entre meridianos (poesia, 1º prémio “Um Bouquet de Rosas para Ti”), MAAN, 2018; Março entre meridianos (reedição), Livros de Ontem, 2019; A Fabulosa Galinha de Angola (infantojuvenil), Editorial Novembro, 2020; Sapataria e outros caminhos de pé posto (contos), Editorial Novembro, 2021; Burro, Sim Senhor! (infantojuvenil), Editorial Novembro, 2021; Casa Materna (poesia), Editorial Novembro, 2023; A Idade da Memória (infantojuvenil, contos inspirados na poesia de Agostinho Neto. Coautora: Domingas Monte; ilustrações: Júlio Pinto), Mayamba Editora, 2023; No País das Tropelias e Desventuras (Coleção Capitão/ infantojuvenil), Editorial Novembro, 2024.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*