
Arte na Serra da Mantiqueira | Mandaçaia abre exposição de Bia Monteiro (Júnia)
MANDAÇAIA PROJETOS INAUGURA EXPOSIÇÃO DE BIA MONTEIRO
Mostra “Seres Despercebidos”, com curadoria de Arasy Benítez, marca a retomada do espaço independente de arte em Bocaina de Minas, região turística de Visconde de Mauá.
Abertura acontece no dia 29 de março, às 11h, com entrada franca.
Mandaçaia Projetos retoma atividade com ações culturais vinculadas a ecologia expandida, que entendam a arte como meio de ativação de outros modos de estar no mundo.

A exposição da artista Bia Monteiro inaugura a nova fase do Mandaçaia Projetos, espaço de arte localizado em Bocaina de Minas, na divisa com a região turística de Visconde de Mauá. Com curadoria de Arasy Benitez, a mostra traz a obra da artista carioca cuja poética convida o espectador a repensar sua relação com o meio ambiente. “Seres Despercebidos” reúne oito obras entre esculturas, instalações, vídeo, fotografias, desenhos, utilizando material como pedra, argila, madeira e cabaça. A exposição abre no dia 29 de março, sábado, às 11h, com entrada franca.
A proposta curatorial da exposição estabelece um diálogo com o ambiente e a paisagem natural que circunda o Mandaçaia Projetos, na Serra da Mantiqueira. Entre as obras, destacam-se os “Totens pessoais”, esculturas compostas de barro, madeira, cabaça, pedra e aço inox polido, de 1,70 m. Outro ponto alto da exposição são as instalações “Alma atravessada I e II”, de pedra e vidro, de 1 X 1 m. Há também uma obra em vídeo e a série de fotografias “Linhas Modernas”, de 80 x 65cm. A mostra traz ainda desenhos em pastel, a série “Moléculas Celestes”, realizada sobre papel de fibra de bananeira e mandioca, de 67 x 50 cm. Os traços da artista evocam organismos microscópicos, aqueles que, apesar de imperceptíveis, tornam possível a vida como a conhecemos. “O que somos capazes de ver é apenas uma fração ínfima daquilo que realmente nos constitui. Em minha pesquisa artística, meu interesse recai sobre esse mundo de dimensão ilimitada e ao mesmo tempo invisível”, revela a artista.
Com uma prática multidisciplinar, a obra de Bia Monteiro propõe conexões entre organismos invisíveis, questionando a separação entre humano e não-humano e desafiando nossa percepção sobre os sistemas vivos que nos cercam. “A exposição é um mergulho no universo das formas de vida que sustentam a existência, mas que escapam à nossa percepção. O trabalho de Bia nos convida a reconhecer a interdependência dos seres vivos na manutenção da biosfera, materializando o invisível e questionando a primazia do olhar humano sobre a natureza, expondo nossas limitações físicas e culturais”, explica a curadora.
A relação humana com a natureza, a paisagem e a fragilidade do mundo natural evocada na obra da artista dialogam com o propósito curatorial do Mandaçaia Projetos. “Acolhemos artistas e projetos comprometidos com uma ecologia expandida, que entendam a arte como meio de ativação de outros modos de estar no mundo”, explica João Machado, cofundador do espaço. Localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, na zona rural de Bocaina de Minas (MG), o Mandaçaia Projetos é um espaço de experimentação artística, reflexão e encontros dedicados a práticas que investigam as relações entre arte e meio ambiente. Inserido em um dos biomas mais importantes e ameaçados do Brasil, a Mata Atlântica, o espaço busca tensionar, por meio da arte, as fronteiras entre natureza e cultura, humano e não-humano, visível e invisível.
SOBRE BIA MONTEIRO
Bia Monteiro é uma artista multidisciplinar cujo trabalho abrange escultura, fotografia, cinema e desenhos. Sua pesquisa é profundamente enraizada em sua relação com a natureza, a paisagem e a fragilidade do mundo natural, desafiando-nos a repensar nossa relação com o meio ambiente e nossa própria existência dentro dele. Bia já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, além de idealizadora do espaço independente de arte Abapirá, localizado no Centro Histórico do Rio de Janeiro e da Respiro Rural, em Queluz, São Paulo.
SOBRE O MANDAÇAIA PROJETOS
O Mandaçaia Projetos é um espaço de arte independente criado em 2017 na cidade de Bocaina de Minas, fruto da parceria entre o artista João Machado e a curadora Arasy Benítez. Desde o início, o espaço se dedicou a acolher ateliê de arte, exposições e vivências que promovem o diálogo entre práticas contemporâneas e o contexto rural. Em 2022, expandiu-se para São Paulo, com a criação do Mandaçaia Projetos, um espaço de encontros concebido para estabelecer uma ponte entre o rural e o urbano. O objetivo da iniciativa é atuar como um novo polo de arte regional para ampliar a produção e a circulação de iniciativas autônomas de arte contemporânea.
inhotim

SERVIÇO
Exposição: “Seres Despercebidos”
Artista: Bia Monteiro
Curadoria: Arasy Benítez
Abertura: 29 de março de 2025, às 11h
Local: Mandaçaia Projetos
Visitação: 29/03 a 25/05/2025
Horário: Quinta a domingo e feriados, das 10h às 18h
Endereço: Estrada da Santa Clara, s/n — Bocaina de Minas – MG (região turística de Visconde de Mauá)
Tel: +55 21 98601 3127
Site: https://mandacaiaprojetos.com/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Júnia Azevedo
+ 55 21 9 9124 6358
+ 55 21 2122 3029
junia@escritacomunicacao.com.br
Escrita Comunicação
www.escritacomunicacao.com.br
JUNIA AZEVEDO
junia@escritacomunicacao.com.br
(21) 99124-6358
Deixe uma resposta