As ruas da Liberdade!

As ruas da Liberdade!

Da última vez que estive em São Paulo, capital, fui até o bairro da Liberdade, levar uma pessoinha para comer comida coreana. Sinceramente, eu não curto comida oriental, mas sou curiosa.
A Praça da Liberdade fica ao lado da estação do metrô, onde tem a feira, com toda a movimentação num domingo de sol claro e quente, tudo de bom.
Mas o restaurante coreano ficava bem longe dali, quase uns 3km e fomos a pé. E nessa de ir a pé, pude ver, com o coração apertado, o quanto a cidade tem moradores de rua. A cada quarteirão que passava, pelo menos umas duas pessoas dormindo na calçada, com seus cobertores e como ainda era de manhã, o sol bem quente, sinal que a noite foi fria, como é de praxe na capital paulistana.

Dá para perceber o quanto aumentou os moradores de rua e lembrei do Padre Lancelotti que noite e dia fica ajudando esses a sair ou pelo menos amenizá-los de toda essa situação tão triste e dolorida. Ele luta incansável pelos moradores de rua.
Enquanto podemos ir até um restaurante coreano para comer, muitos estão sem comida pelas ruas de todas as cidades do Brasil. Então a gente se consome em dor e sentimento de culpa, diante de tanta injustiça. E como diria Che, tremer de indignação:

 

O que podemos fazer diante de tanta dor, fome e desgosto? Se cada pessoa puder ajudar pelo menos uma outra pessoa, seria de bom tamanho nessa realidade cruel em que o Brasil se encontra, voltando ao mapa da fome, da miséria e do desemprego. Só a solidariedade e a empatia pode nos levar a ser humanos de verdade. E a vida de um homem, vale mais que todas as riquezas do mundo.

E ontem, assisti um vídeo do Paulo Ghiraldelli, apesar de alguns momentos ser ele até um pouco irritante, não podemos negar que é o melhor analista político no momento. Um professor com uma capacidade crítica sem igual, diante de tudo que vemos por aí. Sua análise é perfeita, na minha opinião pessoal. E mesmo assim, tem vídeos que não assisto, porque ele produz muito conteúdo.
E neste vídeo, pude ver a indignação do Professor Paulo Ghiraldelli, sobre a Marcha de Jesus que rolou em SP nesse dia 09-07 com a presença do inominável. Poderíamos dizer que na verdade foi uma Marcha para aquele outro, o contraponto de Jesus, o Cristo. Não professo nenhuma religião, mas conheço os preceitos e/ou princípios que norteiam cada uma delas. E podemos ver a hipocrisia e todas as contradições dessas religiões que pregam uma coisa e praticam outra completamente diferente. Acredito nas atitudes de cada ser humano e não na sua religião.

Assistam o vídeo e vejam o que rola neste país e o tamanho da dor à qual estamos expostos quando vemos a realidade como ela é – a realidade das ruas de uma grande cidade onde os anônimos morrem de frio ou de fome, enquanto estamos confortáveis em nossas poltronas. Assistimos pela TV ou pela internet uma realidade que parece cena de filmes e por isso não nos importamos, na maioria das vezes.

Elizabeth de Souza

 

 

Bairro da Liberdade

 

Sobre Elizabeth Souza 408 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*