Banhado de São José dos Campos – Qual bicho tá pegando?

BANHADO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 
Qual bicho tá pegando?
Por Moacyr Pinto
Sociólogo
     As autoridades constituídas dizem que resolveram colocar a PM e a GCM dentro do Banhado, num “trabalho social”, para proteger a comunidade. Aí, você desce lá, vê as viaturas e um bom grupo de policiais parados quase todo tempo e acaba ouvindo a unanimidade dos moradores reclamar da alegada “presença protetora”, ao mesmo tempo que reclamam que estão se sentindo ameaçados e desrespeitados em seus direitos mais elementares – como sair de casa para o trabalho e voltar sem ser tratado com desconfiança – , além de terem seus bens e “ganha pão” mais elementares, como os recicláveis recolhidos pelas ruas da cidade, sendo “bloqueados”, por medidas fiscais.
image.png
Dona Maria Francisca, mora a mais de 70 anos no Banhado,  onde criou seus 12 filhos, é conhecida por moradores e comerciantes da região central da cidade por Maria Guerreira. Seu filho Renato Silva tem mais de 50 anos,  nasceu no Banhado e tem histórias incríveis para contar, principalmente de quando a integração com o centro da cidade era mais “natural”. Empregado como profissional de segurança, é pastor da Igreja Pentecostal Evangélica, ao fundo.
QUAL BICHO TÁ PEGANDO?

Estivemos 2 vezes visitando o Banhado da zona urbana de São José dos Campos, onde está instalada a centenária comunidade Jardim Nova Esperança, na quinta pela manhã e no domingo por volta do meio dia, nesses 2 momentos – tendo conhecimento mas não nos envolvendo nas disputas políticas e judiciais que têm envolvido o caso, no estágio atual, quando colocamos para a população a questão do “onde o bicho está pegando” a resposta unânime foi: querem que a PM e a GCM abandonem as posições e as práticas  – por ela incompreendida – que ocuparam e passaram adotar recentemente, voltando a prestar os serviços que vinham prestando a décadas, à comunidade e ao conjunto da cidade nas bases anteriores.
Fica a pergunta: e do outro lado, das “autoridades constituídas”, responsáveis pelas alterações radicais promovidas, ” onde o bicho está pegando “?

image.png
Imagens como essa, registrada por foto feita no domingo, desde a Avenida São José, do material reciclável acumulado por moradores do Banhado, para serem vendidos no mercado local, têm incomodado alguns “adversários” da manutenção da comunidade vivendo no local onde estão instalados há muitas décadas.
image.png
NO ESTILO VIOLENTO DE BOLSONARO E DOS GOVERNADORES E PREFEITOS ELEITOS NA MESMA ESCOLA
Prefeito de São José dos Campos, conjunto com a PM, está criando, no centro da cidade, um clima que poderá terminar em massacre, como no Rio de Janeiro; além da expulsão à força da centenária comunidade do Banhado, concretizando um velho desejo dos políticos de direita da cidade e a satisfação de antigos interesses da elite social e econômica.
É preciso denunciar e exigir providências de quem de direito. Leia a matéria é assista ao vídeo, são muito esclarecedores!

1 Comentário

  1. O grupo político que está a frente da prefeitura de São José dos Campos é o mesmo que em 2012 promoveu a barbárie que foi a destruição da comunidade Pinheirinho, hoje mundialmente conhecida. A PM e o partido que está à frente do governo do estado também são os mesmos. Temos que exigir que a história não se repita. DENUNCIE. COBRE SOLUÇÃO!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*