Carol Santos, fundadora da ONG Educar+, vence Prêmio Inspirar 2024
A premiação é realizada pelo Instituto Neoenergia e reconhece mulheres que promovem impacto social através da arte e da cultura
Carol Santos, gestora e fundadora da ONG Educar+, que leva educação, cultura e tecnologia para o Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro, foi contemplada com o Prêmio Inspirar, que reconhece mulheres que promovem e executam transformação social em todo o Brasil.
Ao todo, a 4° edição do Prêmio Inspirar selecionou 16 mulheres que têm desempenhado o papel de agente de mudanças em suas comunidades, promovendo ações de impacto. Carol dos Santos foi uma das vencedoras da categoria Mulheres – Voto Popular, se destacando entre mais de 100 concorrentes de todo o país.
O Prêmio Inspirar é uma iniciativa do Instituto Neoenergia, que valoriza o protagonismo feminino em iniciativas culturais e sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Tudo mudou, quando acreditaram em mim. Hoje, sou pedagoga, pesquisadora, educadora popular, casada e mãe da Heloísa. Por isso, hoje, eu acredito em cada uma das crianças que fazem parte do projeto, e faço questão de que elas saibam disso, para que mais pra frente elas possam ser o que quiserem ser”, diz Carol Santos.
Em 2017, Carol fundou a Educar+ com a missão de proporcionar acesso à educação de qualidade dentro da favela onde cresceu. Inicialmente focada em rodas de leitura e contando com o pequeno acervo de livros, a ONG rapidamente expandiu suas atividades para incluir programas de alfabetização, cultura, apoio socioemocional, empregabilidade e tecnologia, impactando diretamente a vida de mais de 200 crianças e jovens no Complexo do Chapadão.
Hoje a ONG conta com mais de 10 projetos em andamento como o Leitura Integrada, que incentiva rodas de leituras e premiação por livros lidos; o Literamundo, que incentiva e proporciona instrumentos para criação de livros autorais pelas crianças da ONG; a Biblioteca Comunitária Universo, que conta com um acervo de mais de 5000 exemplares e é aberta ao público; o Audiovisual, que traz noções bádicas de filmagem edição e gravação para crianças e jovens, e outros como Alfabetização, Artes, Matemática, inglês e Era Digital. Atuando em contraturno escolar, a Educar+ tem se tornado um farol de esperança e oportunidade em uma das regiões mais vulneráveis do Rio de Janeiro.
Desde a primeira edição, em 2021, o Prêmio Inspirar recebeu 569 inscrições de todos os lugares do Brasil. Em 2024, o Instituto Neoenergia contabiliza mais de R$ 530 mil distribuídos em premiações. Ao todo, 106 mulheres tiveram suas inscrições válidas e concorreram este ano, sendo 77% delas negras, de 48 municípios e regiões administrativas da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraíba e no Distrito Federal, alcançando localidades remotas e em vulnerabilidade social.
O Prêmio Inspirar valoriza o protagonismo feminino em iniciativas no campo da arte e cultura, realizadas em diversas regiões brasileiras. Essa distinção tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de lideranças femininas e suas histórias de transformação social.
Sobre a Educar+:
A Educar+ é uma ONG que leva educação, cultura e tecnologia para dentro das comunidades e é referência em inclusão tecnológica. Ela tem sua sede localizada no Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro, dentro da favela do Final Feliz e atende, todos os dias, mais de 150 crianças, com aulas que vão desde a alfabetização até a introdução na tecnologia blockchain.
Zambia Firmo
Atendimento
zambia@esenca.io
(21) 97628-9900
Faça um comentário