CCXP 2018 – Vivendo o épico – #TBT

 

#TBT CCXP 2018 – Vivendo o épico

 

Já se tornou tradicional no calendário geek brasileiro… começo de dezembro é época de viver o épico na Comic Con Experience! E o Entrementes, que sempre esteve lá para contar tudo pra vocês, não poderia faltar nesta quinta edição!
Foram mais de 260 mil pessoas somando os 4 dias do evento, e escolhemos falar do domingo, dia que sempre fecha o evento com chave de ouro.
Mas vale citar antes algumas das atrações que estiveram na CCXP de quinta a sábado também: os fãs de Game of Thrones deliraram quando os atores Maisie Williams (Arya Stark) e John Bradley (Samwell), juntamente e os criadores da série D.B. Weiss e David Benioff participaram do painel sobre a última temporada da série e contaram detalhes do final da produção. E Maisie fez o público vibrar ao afirmar que a Comic Con brasileira é melhor que a de San Diego, “por contar com as pessoas maravilhosas daqui”. Mas mais concorrido ainda foi o painel com a atriz Brie Larson, a Capitã Marvel, que contou também com a presença de Sebastian Stan, o Soldado Invernal. Algumas pessoas ficaram mais de 10 horas (!!!) na fila para poder ver este painel! Emocionante nele foi a homenagem feito ao genial e para sempre saudoso Stan Lee.
Uma das grandes surpresas deste ano foram a aparições de Tom Holland e Jake Gyllenhaal, pois seus nomes não haviam sido divulgados nem para a imprensa. No palco, os dois falaram sobre “Homem-Aranha: Longe de casa”, onde um trailer inédito foi exibido exclusivamente no evento.

 

 

Mas vamos ao domingo!
Novamente a entrada foi bem organizada e as pessoas não precisaram esperar muito tempo para entrar… bem, com exceção dos que literalmente acampam na fila para poder ver os painéis mais concorridos. A forma como os livros são doados também foi bem organizada, o que merece elogios. Há uma clara evolução quando comparamos com os primeiros eventos.
O mais disputado dos auditórios segue sendo o Cinemark, e logo de cara, às 10h30 ele apresentava um painel da Warner Bros, onde Justice Smith, Florian Munteanu e Michael B. Jordan falaram sobre Pokémon Detetive Pikachu, Godzilla 2, It – Capítulo 2, Uma Aventura LEGO 2 e outros grandes lançamentos da Warner em uma apresentação cheia conteúdos exclusivos.
Já os fãs de games podiam ir à Game Arena para curtir o show de um DJ e em seguida, as finais de CS:GO. Ao meio-dia o Auditório Cinemark mostrava o painel DC Universe, que falou das novidades da empresa para o cinema em 2019, trazendo Zachary Levi, o “Shazam!” dos cinemas.
Um pouco depois era hora de pegar as escadas rolantes ou elevadores e ir ao Auditório Ultra, para acompanhar o painel “Mulheres que fazem quadrinhos”, que como o próprio título já mostra, falou da produção das quadrinistas que trabalham para o mercado editorial norte-americano.
Às 13h no Cinemark tivemos “Creed II – Première Especial”, que foi uma das maiores pré-estreias da CCXP até agora. Era o ano de 2015, e Creed levantou a galera naquela CCXP, agora, a Warner Bros retornou para um segundo round… e trouxe consigo os astros Michael B. Jordan e Florian Munteanu!
No mesmo horário, na Arena Pizii Toys, ocorria o interessantíssimo painel “Cosplayers e colecionáveis: o que eles têm em comum?”. E pouco depois, quem preferiu ir ao Auditório Ultra, pôde conferir os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, que falaram das semelhanças e diferenças entre eles, e também com os outros profissionais que conheceram ao longo da carreira. Falaram também sobre as mudanças do mercado nacional e também internacional.
Enquanto isso, no Auditório Prime tínhamos um Masterclass sobre roteiro, com Peter Miligan. Às 14h, os fãs de Star Wars tiveram um bate-papo na Arena Pizii Toys, sobre o que esperar do Episódio IX.
Já no Auditório Ultra, às 14h30 era a vez de “Hellboy: O demônio faz aniversário”. Uma reunião dos irmãos Max e Sebastian Fiumara e Fábio Moon e Gabriel Bá, para falar dos 25 anos da grande criação de Mike Mignola.
Quem esteve no Auditório Cinemark às 15h, pôde acompanhar o painel da Universal Pictures 2019. Nele, o diretor e roteirista Dean DeBlois trouxe à CCXP novidades sobre a próxima aventura de Banguela, o dragão mais querido da garotada! E claro, de seu amigo Soluço. Às 15h30 no Auditório Ultra, tivemos o painel “Marvel Comics e o legado de Stan Lee”… nem é preciso dizer a importância do mestre, que nos deixou no mês passado. Seu legado foi celebrado, e ainda pudemos conferir as últimas novidades do Universo Marvel.
Às 16h teve início o painel mais concorrido do dia… o que fez pessoas acamparem na fila desde a madrugada anterior… Sandra Bullock subiu ao palco do Auditório Cinemark para falar sobre seu novo filme, original Netflix, “Caixa de Pássaros”, baseado no best seller homônimo de Josh Malerman. É uma história de suspense/terror que tem tudo para virar um grande sucesso. Junto com Sandra estava o astro Trevante Rhodes, que também tem papel de grande importância no filme. Bullock confirmou sua fama de simpaticíssima, e até pediu para levar de presente um pouco do Brasil para seus filhos Louis e Laila, aniversariantes do mês, que queriam muito ter vindo ao nosso país com ela, e que tinham ficado tristes por não ter sido possível. Ela então gravou um vídeo para os filhos e se emocionou quando a plateia cantou parabéns para as crianças.
No filme, as pessoas precisam usar vendas o tempo todo, sob o risco de enlouquecer e se matar caso vejam… bem, nada de spoilers! Então ela falou que o atores passaram parte das filmagens com os olhos vendados e tiveram alguns contratempos. Ela mesma bateu o rosto na câmera várias vezes, mas disse que se tivessem apenas fingido que nada viam, o resultado teria sido artificial. Foi um painel emocionante e que valeu a pena de quem esperou tanto tempo na fila para conseguir estar presente!

 

 

Mas quem não conseguiu entrar pôde conferir, no mesmo horário, no Auditório Prime, uma sensacional entrevista com o genial quadrinista brasileiro Mike Deodato, de enorme sucesso no exterior, sendo um dos maiores nomes entre os artistas da Marvel no século, com presença marcante nas revistas Old Man Logan, Vingadores, Elektra, Incrível Hulk, Thor e Homem-Aranha, entre várias outras. De simpatia só equiparada ao seu talento, Deodato falou de seus planos futuros, que será de trabalhos autorais, do início da carreira, e até se emocionou quando falou de seu pai, também artista, e que sempre o incentivou. Sem dúvida foi um dos melhores momentos do evento!

 

 

E por falar em Mike Deodato… ele era um dos 540 artistas presentes nas 352 mesas daquele que é o coração da CCXP… o Artists’ Alley! Com certeza o mais democrático setor do evento, que traz artistas nacionais e internacionais, onde você pode ter contato direto com eles, trocar ideias e adquirir suas obras, o Artists’ Alley cresce a cada ano, em quantidade e qualidade, e vem tendo cada vez mas reconhecimento do público. Andar por suas ruas é garantia de se maravilhar com obras dos mais variados estilos, dos mais variados temas. Vale citar alguns dos presentes:
Adriana Melo, Adriano Batista, Bianca Mól, Daniel Vardi, David Michelinie, David Lloyd, Deyvison Manes, Fábio Moon, Gabriel Bá, Joe Bennet, John Romita Jr, Will Conrad… e tantos outros artistas de incrível talento! O Artists’ Alley segue sendo um ícone dentro da Comic Con Experience, sem dúvida alguma.

 

E claro… inúmeros estandes levavam o público ao delírio, como os da HBO, com suas sempre concorridas atrações de Game of Thrones, da Fox, da Warner, AMC, Cartoon Network, e de vários outros canais por assinatura, que faziam a festa dos presentes.
Os fãs de colecionáveis puderam vibrar com uma gama de estatuetas e action figures de tirar o fôlego, como já é tradicional no evento. E camisetas com temática geek então… este que vos escreve até se perdia, tentando olhar para todos os lados ao mesmo tempo!
E às 16h30 ocorria no Auditório Ultra o painel “Homem de Ferro: Invencível”, em que os renomados criadores David Michelinie, Scott Lobdell, Joe Rubinstein e John Romita Jr falavam sobre o Vingador Dourado. Em seguida, no mesmo auditório ocorreu um painel apenas com John Romita Jr, que falou sobre sua carreira e os personagens marcantes que ajudou a criar.
Às 18h, no Auditório Prime, os fãs de quadrinhos japoneses puderam acompanhar o painel “Mangá no Brasil”, que trouxe os principais editores de mangás do Brasil, que falaram das novidades que o mercado reserva para os fãs. E no Creators Stage, às 18h30 ocorreu a aguardada final do concurso de cosplay, e o grande vencedor foi o advogado mineiro de 28 anos Júlio Cesar dos Santos, que incorporou o Link, de “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”. Ele recebeu como prêmio um carro 0 Km e dois convites para a CCXP do ano que vem. Foi a primeira vez que ele venceu o concurso na Comic Con Experience, mas ele já havia vencido o Yamato Cosplay World em 2014, recebendo como prêmio uma viagem para o Japão. Vale lembrar que para vencer o concurso de cosplay não basta ter uma fantasia incrível, pois os participantes interpretam seus personagens, cantam e montam vídeos. É todo um conjunto que aponta o grande campeão do Master Cosplay.
Às 19h, no Auditório Cinemark, tivemos “Power Rangers: Hora de Celebrar!”, onde Walter Jones, Jason Faunt, Erin Cahill, Ciara Hanna e Yoshi Sudarso falaram sobre os 25 anos da criação dos heróis.
E então chegamos às 20h… última atração do dia! Já com saudades os presentes viram no Auditório Cinemark os jovens atores Caleb McLaughlin, Noah Schnapp e Sadie Sink, da série de enorme sucesso da Netflix, Stranger Things! Sim, eles mesmos, Lucas, Will e Max, em pessoa! Os jovens falaram de suas cenas favoritas na série, e também apresentaram em primeira mão um teaser da terceira temporada, que mostrou o nome dos oito novos episódios: “Está Me Ouvindo, Susie?“, “O Caso dos Ratos“, “O Salva-Vidas Desaparecido“, “A Prova da Sauna“, “A Fonte“, “O Aniversário“, “A Mordida” e “A Batalha de Starcourt“. A próxima temporada de Stranger Things ainda não tem data definida de estreia, mas ocorrerá no segundo semestre de 2019.
E então… chegou ao fim! Vivemos o épico com todas as forças, mas era chegada a hora de dar um até logo para o maior evento geek do continente… e contar os dias para dezembro do ano que vem, que trará, além de mais uma CCXP, o Episódio IX de Star Wars! Podemos esperar que a Força estará com a Comic Con!
Conectando ideias, conectando o universo geek na alma!
Excelsior!

DALTO FIDENCIO
nils satis nisi optimum

11-12-2018

http://www.facebook.com/dalto.fidencio
http://twitter.com/DaltoFidencio

CCXP 2018 – Vivendo o épico!

Confira os vídeos:

Comic con2018

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*