Cidade planejada, Brasília tem folclore?
No Dia do Folclore confira a lista de patrimônios culturais imateriais do DF
No dia 22 de agosto, celebramos o Dia do Folclore, data que ressalta os costumes, crenças, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares. A palavra apareceu pela primeira vez em 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms (1803-1885) uniu as palavras folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”. No Brasil, o folclore é fruto da união das culturas indígena, africana e europeia e cada estado possui suas particularidades. Mas e o Distrito Federal e Brasília? Têm folclore?
Para o diretor do Colégio Marista Asa Sul, Brasília, Luiz Ricardo O’Donnell Timm, como cidade planejada que recebe pessoas vindas de todos os estados, Brasília celebra as diversas manifestações culturais do Brasil, por exemplo o boi-bumbá do Maranhão, mas possui sua própria identidade cultural.
“O Distrito Federal, ainda que celebre a diversidade cultural do Brasil, tem seus próprios bens culturais imateriais registrados, como o Calango Voador, o Fuá de Seu Estrelo, a ARUC, a Via Sacra de Planaltina”, diz Timm.
Confira a lista de patrimônios culturais imateriais do DF:
Conforme definição da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF), o patrimônio cultural imaterial do DF se refere aos saberes culturais importantes para a identidade de uma sociedade e que são transmitidos por gerações. São eles:
_ Fuá do Seu Estrelo
– Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro – ARUC
– Bumba Meu Boi do Seu Teodoro
– Clube do Choro de Brasília
– Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina
– Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
– Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira
– Via Sacra ao vivo de Planaltina
– Praça dos Orixás e Festa de Iemanjá
Faça um comentário