O Cine Paratodos é um antigo cinema e teatro de São José dos Campos, inaugurado em 1941 na rua Coronel Monteiro 168. O fundador foi dr. Joaquim l. C. Alvarenga.
Tinha capacidade para 1000 lugares e galpão com 400 lugares. E hoje, está abandonado, fechado e a comunidade joseense passa por ali e nem se manifesta. Não vemos nenhum movimento da chamada “Cena Cultural” da cidade; Muito menos da Câmara Municipal e seus vereadores, prefeito e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Sua fachada é tombada. Mas e ai?
Que prédio maravilhoso que pode ser recuperado pela cidade. Sempre imagino ali um espaço onde alguma fundação poderia adquirir para a cidade. Tenho acompanhado de longe a atual gestão da cultura parece bem sensível a questão da cultura. Falta um empenho da sociedade, como o belo movimento do Parque da Tivoli, para pedir a aquisição desse Cine Teatro para a cidade.
São José merece um esforço de nossa geração para preservar seus patrimônios, pessoas e prédios – São bens materiais e imateriais.
Quanto de arte pode acontecer ali naquele espaço?
Por que esse nosso silêncio? A mim, incomoda e a você leitor?
Preservar patrimônios é algo fundamental em nossas breves existências. Precisamos recuperar nosso “velho centro”.
Hoje fiquei sabendo de uma agência bancária que foi fechada e uma velha pastelaria chinesa que fechou as portas, na esquina da biblioteca Cassiano Ricardo. Infelizmente fechada numa manhã de sábado.
A Fundação fazia-se presente num evento na Praça Afonso Pena. Em dias de crise política e social, a arte e a cultura pode nos dar a chave para nossas questões democráticas. Seja qual for o governo que esteja ai, “O poder irmana do povo e em seu nome deve ser exercido”. Desculpa, o povo deve exercer o poder e ter a decisão do rumo de sua cidade. E recuperar um espaço como esse se faz necessário. Para variar, talvez esse texto seja em vão, pois vemos uma apatia generalizada no fazer política. Só nas redes sociais não modificaremos nada. E tudo estará sempre do mesmo jeito.
Acredito que devemos debater um novo modelo de participação da vida artística e cultural da cidade.
Cadê os Fóruns de Arte, cultura e cidadania?
É duro ver um país numa crise avassaladora, moral, ética, econômica e não vermos o movimentar nas ruas.
Que esse cinema seja um patrimônio público e debatamos formas para que se torne um espaço público.
Joka Faria
João Carlos Faria
Julho de 2018
Fonte:
Fotos do Cine Paratodos no blog : Salas de Cinema de São Paulo.http://salasdecinemadesp2.blogspot.com/2008/11/paratodos-s-j-dos-campos-sp.html
Faça um comentário