Coelho Pernalonga

Coelho Pernalonga

Por Jorge Hata

O responsável por este terrível coelho chama-se Ralph Heimdahl que, desde 1.937 trabalhava para os estúdios de Walt Disney até 1.941, quando fez parte dos longa-metragens como: Branca de Neve, Fantasia e Pinóchio. Na época da guerra, Heimdahl trabalhou fazendo charges anti-Hitler e em 1.947 e 1.948 criaria Bugs Bunny. Sucesso no cinema e nos quadrinhos, Pernalonga é um coelho muito sapeca, cujo maior prazer é roubar cenoura das plantações do enfezado Elmer Fudd (Hortelino Trocaletra, no Brasil), que responde com uma espingarda de dois canos as investidas do coelho.

Outros personagens da série são Gaguinho, um porquinho muito feliz, Petúnia, sua noiva, e seu sobrinho, Cícero. Atualmente, Heimdahl possui dezenas de produtores de seus personagens encabeçados por Al Stoffel, criando Duck Dogers (Patolino, no Brasil), um pato “muito louco”, Frajola, um gato descarado que vive tentando apanhar o passarinho Piu-Piu, (criado por Mc Kimpson), Bip-Bip, um frango eternamente perseguido por um coiote. No Brasil, inicialmente era publicado na revista Mindinho, na década de 50, recentemente pela EBAL, na revista Papai Noel.

 

RALPH HEIMDAHL: Animador dos estúdios de Walt Disney, colaborou principalmente para a leitura de Branca de Neve e os Sete Anões (1.937), Pinóquio (1.939) e Fantasia (1.940); Em 1.947, a convite da Warner Bros, Heimdahl passou a trabalhar na criação dos comics de famosos personagens dos desenhos curtos daquele estúdio. Ele mesmo se encarregou das tiras diárias de Bugs Bunny (O Coelho Pernalonga), mantendo-as por dois anos com uma categoria incomum, tanto nos desenhos, como argumentos. Logo porém Heimdahl tornou-se o coordenador da equipe que desenhava Bugs Bunny, e outras figuras que se tornaram populares nos quadrinhos, como Elmer Fudd (Hortelino Trocaletra), Patolino, Piu-Piu, Frajola e Bip-Bip, este um galo selvagem, sempre perseguido por um faminto coiote.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*