COLETIVO DE ESCRITORAS DESNUDA A MATERNIDADE EM NOVO LIVRO
O Coletivo Escreviventes, em parceria com a Revista Tamarina, acaba de lançar em e-book a Antologia Casa Nua – maternidade devassada.
A coletânea produzida coletivamente, abarca 49 textos de escritoras de diversas partes do Brasil e expõe diferentes pontos de vista, em prosa e verso, sobre os papéis femininos de mães e filhas, das mulheres que não querem ou não podem ser mães e, ainda, sobre a mãe natureza e os aspectos políticos da maternidade.
Os textos refletem a diversidade do tema, trazendo abordagens que aludem tanto à perspectiva sensível da maternidade quanto ao seu desnudamento, revelando toda a complexidade que envolve o ser ou não ser mãe.
Inicialmente composto por sete escritoras, o Coletivo Escreviventes, foi fundado em janeiro de 2021, reunindo mulheres atravessadas pela escrita e que buscavam tornar a prática de escrever menos solitária.
Com uma produção que, em grande medida, reflete a própria vivência das escritoras, o coletivo se valeu do conceito criado por Conceição Evaristo para nomear sua reunião e assim, marcar sua existência no mundo.
Num mercado editorial predominantemente masculino, as escritoras esperam, ao unir as forças de suas canetas, abrir caminho para os leitores brasileiros e entusiastas da literatura de toda parte, e têm agregado cada vez mais mulheres nessa jornada, através de chamadas regulares que fazem o grupo contar hoje com mais de duzentas autoras que colaboram entre si.
A força desta união se evidencia nas diversas parcerias que o Coletivo conquistou, por exemplo, a Revista literária Cassandra tem um espaço dedicado à publicação de textos de membros do Coletivo, assim como a Revista Contos de Samsara e agora a Revista Tamarina, engajada na divulgação da produção literária independente, editou a produção mais recente do grupo.
O e-book pode ser adquirido gratuitamente através de download no link https://drive.google.com/file/d/1h4JvK9C16dkXB0dw2GnreEeVY841K0nz/view
E, para ficar por dentro das novidades e ter acesso à literatura de qualidade feita por mulheres, basta seguir o perfil no Instagram do Coletivo Escreviventes (@coletivoescreviventes) que posta periodicamente, apresentando novas autoras de todo Brasil.
Faça um comentário