Construindo Música: Projeto gratuito acontece em 20 escolas da rede pública de Suzano

 

Construindo Música: Projeto gratuito acontece em 20 escolas da rede pública de Suzano e beneficia mais de 7 mil alunos

Utilizando a música como recurso lúdico para a promoção da educação integral, iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Indovinya, divisão de negócios da Indorama Ventures, estimula competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular

Mais de 30 educadores de 20 escolas da rede pública de Suzano (SP) participam neste ano da capacitação do projeto Construindo Música. Implementada de forma gratuita nas instituições de ensino, a iniciativa propõe a utilização da vivência musical como recurso lúdico para a formação integral de crianças e jovens, com o desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. As atividades acontecem até outubro e devem beneficiar mais de 7 mil alunos direta e indiretamente.

Concebido e implementado pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – o projeto tem o patrocínio da Indovinya, apoio da Secretaria Municipal de Educação e incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC) ICMS da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

“Baseado em modernas tecnologias pedagógicas, o Construindo Música prevê a formação dos educadores para que possam utilizar a música em sala de aula em sinergia com o conteúdo regular disciplinar, ao mesmo tempo em que incentivam entre os alunos as habilidades socioemocionais, como o agir consciente, o pensamento crítico, a empatia e o trabalho em equipe”, conta Thaís Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “É uma linguagem universal, que consegue sensibilizar e engajar a todos”.

A coordenadora da Evoluir destaca que os professores participam de quatro módulos formativos, que abordam temas como conhecimento sobre música, educação integral e aprendizagem. “Em Suzano, desde abril já realizamos três desses módulos e caminhamos para a quarta e última etapa, em agosto. No total, são sete meses de atividades, que incluem ainda pocket shows online no canal do YouTube da Evoluir, suporte para que os educadores apliquem as atividades sugeridas em sala de aula – como a construção de um tambor do mar – e um evento de culminância e confraternização, previsto para outubro”.

Thaís informa que todas as escolas participantes recebem também um material de suporte desenvolvido conforme as diretrizes da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os estudantes a colocarem a “mão na massa” e serem protagonistas de sua própria formação. “A apostila do Construindo Música traz todas as informações para apoiar o professor na utilização do kit pedagógico musical com instrumentos que é fornecido. Outro recurso entregue gratuitamente são os exemplares do livro ‘Todo Mundo Sente’, da Editora Evoluir, que apresenta diferentes situações cotidianas que permitirão à criança reconhecer, acolher e lidar com suas próprias emoções”.

Kell Ribeiro, arte educadora de música e responsável pelo Suporte Pedagógico Musical no Construindo Música, acrescenta que tem sido muito gratificante ver o engajamento dos participantes ao longo desses meses de implementação. “Vemos que nosso esforço de auxiliar, motivar e encorajar a utilização da musicalização infantil na rotina pedagógica tem trazido resultados significativos”, diz. “As práticas musicais ofertadas já fazem parte do dia a dia escolar dos pequenos, que adoram participar dessas dinâmicas. É uma ação que tem um efeito multiplicador e seu conteúdo já se tornou uma importante ferramenta pedagógica para aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e fala, inclusão, desenvolvimento socioemocional e cultural, auxiliando os educadores da rede municipal escolar de Suzano”.

Maisa Paes, professora da Educação Infantil da E.M. Professor Tomi Ashiuchi, participante do Construindo Música, acredita que o papel da música para seus alunos, na faixa etária de cinco anos, vai muito além do entretenimento. “Percebo que a vivência musical trabalha muito a coordenação motora deles, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora, contribui para um comportamento positivo e para a alfabetização infantil como um todo”.

A professora ressalta que conduziu todas as atividades propostas com seus estudantes, mas uma em especial considera que foi mais marcante. “Ela tratava de saudade, e as crianças relataram sua saudade de amigos, primos, foi bastante emocionante, eles gostam muito das interações. Levei esse conhecimento inclusive para outras esferas da minha atuação profissional”, aponta Maisa, que também é dentista e atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

“Teve uma situação com uma criança com TEA que eu estava atendendo, ela ficou bastante incomodada com o barulho da caneta odontológica, então utilizei os instrumentos musicais para acalmá-la e conseguir fazer o procedimento. O conhecimento do Construindo Música abrange todas as áreas de nossa vida, não só a educação. Só tenho a agradecer por poder participar de uma iniciativa tão grandiosa”, completa a Maisa.

“Na Indovinya, nosso propósito é reimaginar a química juntos para construir um mundo melhor. Queremos transformar nossas ações de acordo com nossa estratégia de responsabilidade social, em que um dos pilares é a promoção da educação. Apoiamos o projeto Construindo Música, pois acreditamos que a música é uma ferramenta poderosa para promover a educação integral e desenvolver habilidades socioemocionais, criando valor para a comunidade”, conta Juliana Maria da Silva, diretora de Sustentabilidade na Indovinya.

Participam desta edição do Construindo Música em Suzano as escolas municipais Adélia de Lima Franco, Albano Costa, Amália Maria de Jesus, Antônio Marques Figueira, Augustinha Raphaela Maida Molteni, Brasilio Ribeiro, Carlos Ferreira de Aguiar, Chácara Duchen, Engenheiro Isaias Martinelli Gama, José Braz Neto, Lidia Lima da Silva, Oscar de Almeida Redondo, Professor José Cardoso dos Santos, Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, Professor Paulo Henrique Barreiros, Professor Tomi Ashiuchi, Professora Edna Leite Lima, Professora Vera Lúcia Miranda, Vereador Waldemar Calil e Zaira Assen Torrano.

Sobre o Construindo Música

O Construindo Música é um projeto de educação integral, que visa promover o desenvolvimento infantil e a aprendizagem tendo como elemento transversal a música. Assim, a proposta é integrar a música nos processos de aprendizagem cognitiva, socioemocional, física-corporal e ambiental, sempre relacionando as competências e habilidades previstas para cada ciclo. A partir de canções, brincadeiras, danças, construção de instrumentos, exploração de objetos sonoros e do corpo como instrumento musical, relaciona saberes de forma criativa, divertida e significativa. Oferece ainda ferramentas e conteúdos inspiradores para uma educação transformadora que, através da música, estimula o interesse dos educandos pela descoberta, pela vontade de aprender, de se conhecer e conhecer o outro, sempre respeitando a natureza e as diferentes culturas. Já beneficiou diretamente mais de 6 mil alunos da rede pública em mais de 10 cidades do Brasil, com formações para mais de 300 educadores. 

Sobre a Indorama Ventures

A Indorama Ventures, cotada na bolsa da Tailândia (Bloomberg ticker IVL.TB), é uma das principais produtoras mundiais de produtos petroquímicos, com uma presença global na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa inclui as divisões PET Combinado, Fibras e Indovinya (anteriormente Óxidos & Derivados Integrados). Os produtos da Indorama Ventures servem os principais setores de bens de consumo e automóveis, ou seja, os segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 colaboradores em todo o mundo e registrou uma receita de 15,6 bilhões de dólares em 2023. A empresa está listada nos Índices Dow Jones de Mercados Emergentes e de Sustentabilidade Mundial (DJSI).

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br

 

Fibra Comunicação

Pietra
Assessora de imprensa
pietra@fibracomunicacao.com
(19) 99890-8180

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*