Coringa: Delírio a Dois

Coringa: Delírio a Dois

Por Joka Faria

Em meio aos resultados das eleições municipais deste domingo à noite, tenho a frieza de escrever sobre o filme Coringa: Delírio a Dois. Um filme que abre espaço para os clássicos musicais. Sim, é um musical que aborda as questões psicológicas de um Coringa mais humanizado, bem distante das narrativas de super-heróis. Espero que isso abra caminho para mais filmes assim no chamado Cinemão.

Vou ao cinema desde a infância, na década de 70, nos cinemas de rua de minha cidade natal, Paraisópolis, MG, e em São José dos Campos, SP, no antigo Cine Palácio, que hoje dá lugar a um estacionamento. A estrutura do cinema no shopping Oriente, na Zona Sul de São José dos Campos, é maravilhosa. Fiquei imaginando como seria incrível ter teatros com uma estrutura semelhante. Deveria haver um incentivo nos grandes municípios para a construção de teatros em shoppings e galerias de arte.

Hoje se define o destino das cidades brasileiras para os próximos quatro anos, além da eleição presidencial de 2026. Um filme como este deve ser amplamente debatido, pois levanta questões atuais sobre o caos de viver em uma sociedade excludente e individualista. O filme conta com um roteiro excepcional de Todd Phillips e Scott Silver, além da direção de Phillips e uma bela atuação de Joaquin Phoenix, que me fez ir ao cinema. Lady Gaga também brilha em sua atuação.

Faz anos que não assisto a filmes em cinemas, e estou pensando em retornar. Gravei dois vídeos sobre o filme, tomando o devido cuidado para não revelar spoilers. Mas vejam o filme! Ele abre caminhos para uma sequência com Arlequina. É muito bom ver a arte através deste filme emocionante, repleto de canções belíssimas que nos tocam.

Não sei se alcançarei a arte de escrever roteiros, mas essa é uma obra que merece ser debatida e criticada. Que abra caminho para novos filmes com essa pegada de clássicos e filmes de arte. Afinal, personagens como Coringa e Arlequina são arquétipos. Vá ao cinema e ao teatro. Quem sabe um dia isso se torne um musical!

João Carlos Faria
Professor, escritor e agora cantor de karaokê nas redes sociais.
Seis de Outubro de 2024, Domingo. Primavera.

Vídeos sobre o filme que fiz:

https://www.youtube.com/watch?v=90cPpPAkjhQ

youtube.com/whatch?v=6cBKY74tdAB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*