
Dia Mundial do Livro reflete o poder transformador que o hábito de ler pode proporcionar
Numa era cada vez mais digital, a data pode incentivar que os livros sejam mais atrativos e acessíveis
No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, uma oportunidade de homenagear leitores, tradutores, editores e a todos que participam do universo da literatura, seja na sua produção ou pelo prazeroso hábito de ler. Também é um momento para celebrar os autores, tanto por sua arte quanto por seus direitos legais sobre as obras que criam.
Nos dias atuais, onde vivemos numa era cada vez mais digital, a leitura em telas tem conquistado o interesse de crianças e adolescentes, devido ao consumo rápido de informações e aos conteúdos mais curtos. Nesse contexto, a psicopedagoga e escritora infantil Paula Furtado destaca que comemorar este dia é uma forma de incentivar as pessoas a ter acesso aos livros, além de adquirir a prática de ler.
Pais e educadores precisam criar estratégias inovadoras que aproximam os jovens das obras literárias e que estimulem o prazer pela leitura de modo adaptado às suas novas formas de aprender. Diante dessa perspectiva, é essencial cativar os pequenos pelo ato de ler desde cedo, para que possam compreender todas as vantagens que a leitura irá proporcionar ao longo da vida.
Paula orienta que as medidas adotadas devem ser tão atraentes quanto às tecnologias, e que o ambiente seja estimulante e repleto de opções narrativas. “O primeiro passo é ser um exemplo inspirador, demonstrar entusiasmo e criar momentos compartilhados em família. A paciência é essencial nesse processo, pois cada indivíduo tem seu próprio ritmo de adaptação, e o segredo está em apresentar os livros como portais mágicos para descobertas e aventuras, e não como obrigação, conectando-os aos interesses das crianças de forma leve e prazerosa”.
Já nas escolas, os professores podem incentivar os alunos a participar de comunidades literárias on-line para discussões, trocar publicações e conhecer eventos virtuais com diversos autores para enriquecer a experiência. “É importante também incorporar tópicos digitais a projetos interdisciplinares e capacitar educadores para utilizar a tecnologia de forma complementar, e favorecer o processo de aprendizagem para tornar a leitura mais atrativa e acessível”, enfatiza.
Aos habituados com a tecnologia, a personalização de conteúdo e as recomendações multimídias se mostram fundamentais no estímulo à leitura. Essa abordagem cria uma experiência mais significativa e engaja especialmente os jovens. Utilizados com formatos familiares, essas ferramentas facilitam a exploração de novos temas para o desenvolvimento do hábito de ler.
Como profissional e grande incentivadora, Paula Furtado define o que a data representa em sua vida: “Que neste 23 de abril, celebremos o poder das histórias, a magia das palavras e a todos aqueles que tornam possível a jornada transformadora que a leitura nos proporciona.”
Sobre Paula Furtado
Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino, e já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.
Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino pública e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.
Como autora, Paula completa seu trabalho escrevendo diversos livros infantojuvenis (100 obras até o momento) e, dentro de suas atuações de jornada literária, também foi coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa. A autora complementa suas atividades escrevendo para diferentes revistas de educação sobre temas pedagógicos, além de trabalhar na criação e patente de Jogos Pedagógicos como: Desafio, Detetive de Palavras, De Olho na Ortografia, dentre outros.
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