EM COMUNHÃO COM A VIDA
Por Gilberto Silos
Este é o título de um dos mais interessantes livros de Eckhart Tolle.
Quem é Eckhart Tolle?
Ulrich Leonard Tolle é escritor, pesquisador e conferencista. Nasceu em Lunen, Alemanha. Tem 70 anos. Graduou-se na Universidade de Londres. Tornou-se ,mais tarde, pesquisador em Cambridge. Vive atualmente em Vancouver, no Canadá. É autor de best-sellers como ´´O Poder do Agora“ e ´´O Poder do Silêncio“.
Dentre várias questões instigantes que o autor propõe no livro, uma é a de ´´viver com consciência o momento presente“, a única realidade possível. Argumenta que o momento presente é a vida em si; que o nosso alinhamento com ele nos proporciona a paz e o equilíbrio, porque é o campo em que o jogo da vida acontece. Consciência significa presença, e só ela pode dissolver o passado inconsciente dentro de nós.
Tolle sugere algo desafiador: a eliminação do tempo psicológico, ´´que é a preocupação interminável da mente egóica com o passado e o futuro e sua resistência a entrar num estado de unicidade com a vida“. Não existe algo como ´´minha vida“, pois nós não temos uma vida. Nós somos a vida. Nós e a vida somos UM. A verdade suprema de quem nós somos não é ´´eu sou isso“ ou ´´eu sou aquilo“, mas ´´eu sou“ . A vida, segundo Tolle, tem um propósito interior que é SER, e um exterior que é fazer.
A obra convida a uma reflexão sobre a identidade do ser humano. O homem, maduro espiritualmente, procura descobrir a verdade sobre si mesmo. É fundamental, entretanto, saber que a verdade é inseparável de quem ele é. Sim, ele é a verdade e sempre que procurá-la em outro lugar que não seja em si mesmo, acabará frustrado.
Eckhart Tolle, nessa e em outras obras, aborda a questão da vida, da consciência e do pensamento. Para ele, ´´consciência é o espaço em que os pensamentos existem, quando esse espaço já se tornou consciente de si mesmo.“ E vai além: ´´consciência é o princípio organizador por trás do surgimento da forma.“ ´´Pensar não é mais do que um minúsculo aspecto da totalidade da consciência que somos.“
Em Comunhão Com a Vida oferece instigantes pontos para reflexão, muito oportunos nesta época em que o homem, perdido num turbilhão de pensamentos fragmentados, procura o seu ´´eixo“ e um sentido para sua vida.
Faça um comentário