Clóvis Masson, Artista Plástico Jacareiense, divide seu tempo com o de professor formador de Artes no Educamais.
Quem ganha com isso é o Vale do Paraíba, onde nos mostra que a nossa cultura está mais viva do que nunca.
Por Rogério Rodrigues
Clóvis Masson, 35 anos, conterrâneo e natural de Jacareí/SP, além de Artista Plástico é formador de Artes no Educamais.
De ter muitos trabalhos expostos em quadros e outros suportes ligados à Arte, alguns, podem ser apreciados em muros de algumas localidades da cidade de onde mora.
Desde criança sempre teve apreciação pela Arte. A mãe, o avô materno e as professores foram os que o incentivou a aprofundar num gosto do qual sempre teve. Resultado de hoje estarmos aqui, trazendo numa matéria um pouquinho do seu trabalho e reconhecimento artístico.
O gosto que o levou a fazer cursos e até trabalhar ainda jovem na área, até se formar no Clóvis Masson, cujo conheceremos aqui.
Curioso para conhecê-lo? Visite suas redes sociais ou se aprofunda na entrevista que a Revista Entrementes preparou com carinho a você.
Facebook: https://www.facebook.com/clovismassom
Instagram: @clovis_masson
Entrevista com Clóvis Masson
- Nome? Clóvis Garcia Masson
- Idade? 35 anos
- Cidade onde nasceu? Jacareí/SP
- Cidade onde mora? Jacareí/SP
5. Como iniciou a sua trajetória às Artes Plásticas? Quem o incentivou?
Desde criança sempre tive uma facilidade e interesse em criações artísticas na escola. Primeiramente as minhas professoras, em casa tive apoio da minha mãe e do meu avô materno, Osvaldo da Rosa, do qual pintava por hobby. Posteriormente com treze anos, matriculei num curso de pintura com a professora Denise Uchoa, em seguida, especializei no ateliê do artista plástico, Geraldo Magela, onde pude ter contato com outras técnicas.
6. Além do dom nítido à Arte Plástica, que tipo de investimento você se especificou? Afinal, percebe que há muito profissionalismo no seu trabalho.
Formei em Licenciatura de Artes Plástica, Braz Cubas – Mogi das Cruzes/SP. Tenho algumas Pós em Literatura em História e Cinema. Gestão de Pessoas. Idiomas em Francês, Espanhol e Inglês.
7. Numa das matérias que você me mostrou, reparei que tem alguns trabalhos em locais públicos. Que locais seriam? (citar as cidades também).
Tenho na EMEF Santo Antônio da Boa Vista, já realizei no mural efêmero no atual complexo Educacional Paulo Freire (Educamais Jardim Marcondes), loja CLUB Vintage (Rua Augusta, São Paulo) e na Fábrica Grupo Antoliin – Caçapava/SP,
8. Já imaginou o Clóvis fora da Arte Plásticas? Como seria?
Não seria eu.
9. Além de sua Artista Plástica, quais são os seus projetos?
Professor formador de Artes, gosto de cantar, estudo línguas (francês, espanhol e recentemente inglês), produzo e aprecio fotografia em todas as linguagens da Arte.
10. Sou professor, muitas vezes vejo na sala de aula alunos com aptidão para os desenhos excelentes que eles realizam. Com o passar do tempo, percebo que por falta de incentivo e valorização, eles deixam esse “desejo” cair em esquecimento. Que tipo de incentivo ou orientação um professor e o responsável podem oferecê-los?
O maior incentivo é apreciar a Arte, fomentando a Arte dentro de casa, na sociedade na escola, privilegiando passeios culturais pela cidade com a família.
11.Quais eventos ou concursos ligados à Arte já participou?
- Concurso Anchieta: premiação da obra “Versículos de Areia”, Museu Anchieta São Paulo, 2000.
- Premiação da obra “Luxúria”, museus The Arts Office – Flórida, EUA, 2006.
- Exposição “Homo Queer”, Cine Ouro/Goiânia e Café Savana/Brasília, 2007.
- Oficina Pintura Experimental na semana de arquitetura da Universidade Católica de Goiás, 2007.
- Exposição “Volo Nel Colore”, galeria Mani Design, Nápoles – Itália, 2009.
- Exposição “A natureza do homem”, sema na do meio ambiente, EDUCAMAIS Jacareí, 2017.
- Pintura Mural “Caminho de Liz”, dimensão: 20m X 7m, EMEF Santo Antônio da Boa Vista, Jacareí/SP, 2022.
12. Que sugestão você como Artista Plástico daria aos adolescentes que tem aptidão às Artes, e que muitas vezes não tem o incentivo do seu meio social?
Que busquem se aproximar mais da Arte, por meio de livros, pesquisas na internet e visitas a espaços culturais da cidade e de outras localidades. O jovem precisa conhecer cada vez mais os seus interesses e investigar profundamente o seu objetivo na Arte. Nunca perder a curiosidade ao longo de sua trajetória.
13. Coisas que te inspiram a criar novos trabalhos?
Acho que nem é a questão de inspirar, mas motivar, pois o que me move são os desafios.
14. Muitos artistas cam retratam um tema em suas obras. E para você, há algum tema recorrente?
Gosto muito de representar a natureza, suas transformações e as intervenções humanas.
15. Percebi que seus trabalhos são mais em pinturas de muros e paredes. Em quadros há também ou que outro tipo de material seus trabalhos são expostos?
No muro é uma novidade, todavia sempre produzi quadros em telas de diversos tamanhos. Atualmente, gosto de investigar possibilidades diferentes de suportes artísticos. Como por exemplo: cascas de árvores, lascas de madeiras ou construções, tacos, peças de ferro velho e outros materiais artísticos não convencionais.
16. Sonho que ainda deseja se tornar real? O que falta para concretizá-lo?
Tantos, principalmente ver o meu trabalho alcançar lugares e públicos de regiões diferentes e cada vez mais distantes, para que ele possa contribuir significativamente na vida dos apreciadores da Arte.
17. Como professor: defina a área de conhecimento da Arte no meio escolar!
A Arte se divide principalmente em quatro linguagens: música, dança, teatro e Artes Plásticas ou Artes Visuais. As Artes Plásticas são compostas por diversas modalidades, como: pintura, escultura, desenho, performance, colagem e outras.
Li o artigo todo!Admirei o fato de alguém tão dedicado às artes,estar também disponível como fonte de consulta e inspiração aos alunos da escola pública;isso é mágico,de valor econômico incomensurável!Um fato relevante,foi o comentário feito pelo professor,de que muitos talentos que se despontam em salas de aulas,com o tempo,tal qual uma plantinha abandonada pelo seu dono,com o tempo e com o descuido,seca e morre!Nós professores,somos responsáveis por essa decadência também,quando ignoramos nos nossos pupilos,as suas mais diversas aptidões natas!