Mais um bate-papo do Entrementes com um grande talento da música brasileira! Desta vez entrevistamos a cantora e compositora carioca Luciane Dom, que lançou há pouco o clipe “Some”, totalmente gravado em Nova York. Ela nos brinda com pura música brasileira, mas é também com mais… abraçando R&B e new jazz, resultando em poesia, força e harmonia.
Vejam o que a talentosa artista falou conosco:
1- “Some” trata de algo muito importante, que precisa ser sempre colocado em pauta e combatido, que são os relacionamentos abusivos. Como foi compor sobre um assunto tão importante para as mulheres? Acha que a música pode inspirar mulheres a combaterem esse mal?
Primeiramente, muito obrigada pelo convite para fazer esta entrevista, e não reparem porque vou escrever bastante, já que sou falastrona! A ficha ainda não caiu a respeito do clipe, de como as pessoas têm vindo até mim ou me mandado mensagens pra falar sobre ele. Aprendi muito antes do vídeo, durante e depois, através do feedback das pessoas, e serviu também pro meu crescimento pessoal, saca? Foi muito inspirador compor esta canção, pois foi a partir de uma conversa com Davidson Ilarindo sobre relacionamentos abusivos, e no caso das mulheres, muitas acabam sucumbindo a relações tóxicas por achar que o amor é o que é agressivo, ciumento, machista, e condicionamos a pensar que aquele exemplo é “amor”. O clipe e a música falam sobre essas relações tóxicas, e como diz o clipe no final, “já deu!”, a gente tem que dar um basta pra coisas que nos fazem mal, e se abrir pro que faz a gente se sentir bem e confortável. A gente precisa se acostumar a ser feliz.
2- Sua música mesmo sendo em português tem claramente uma aura internacional… como ela foi recebida nos shows pelos Estados Unidos?
Foi super bem recebida! Quando cantei a música no Brasil Summerfest, as pessoas já cantavam o refrão, e muitas vieram falar sobre o clipe, elogiar a produção, a música. Foi tudo muito lindo! Esse clipe teve direção de Alexandre Maciel, que acabou junto aos atores, me mostrando a cidade, as ruas, então fazer este clipe foi super leve e tranquilo.
3- Você estava no lineup do Brasil Summerfest com nomes como Alceu Valença e Cordel do Fogo Encantado…fale um pouquinho para nós como foi essa experiência de cantar no mesmo festival que outros grandes nomes de nossa música, em terras estrangeiras.
Foi um momento mágico estar no mesmo festival que artistas que ouço muito, e que levaram a música brasileira pra tantos outros lugares! Tinha Alceu, Cordel do Fogo Encantado, vários artistas que admiro muito. Eu e Luedji acabamos tocando no mesmo palco em Manhattan. Aquele show foi um dos mais importantes na minha carreira, e sendo assim, tenho uma surpresinha que vou contar aqui em primeira mão: em dezembro vou lançar um EP ao vivo deste show no Brasil Summerfest, que pra mim tem uma importância ímpar na minha carreira. Existe uma Luciane antes e depois deste show! Estou vivendo meu sonho!
4- Seus clipes são sempre muito originais, e me chamou a atenção o de “Todo Cuidado”, que é todo em animação…qual sua ligação com esse tipo de arte? Podemos esperar mais animações contando a história de suas canções?
Sou apaixonada por animação, e quando Davidson Ilarindo disse que queria dirigir este clipe e que seria em desenho, topei na hora! Ele ficou com a ideia na cabeça, escreveu o roteiro e tudo mais, chamou o Arnaldo de Pádua pra fazer o design e criamos este belíssimo clipe, super sensível e atual. O interessante é que fomos guiados pela sensibilidade de uma criança de 8 anos pra entender se conseguiríamos passar a mensagem, de amor e de união.
5- Como é a batalha de ser uma artista num país que atualmente parece considerar as Artes como algo quase supérfluo?
Acredito que fazer arte, em qualquer lugar do mundo, é fazer resistência. Os artistas têm papel fundamental na crítica social, nos olhares sobre as questões de raça, gênero, consumo, e imagina transpor sua arte em meio a uma sociedade hipócrita, misógina, machista, racista? É super difícil, mas ao mesmo tempo super necessário. Estamos aqui pra trazer novos olhares, para resistir e pra mostrar que com amor curamos todas as coisas.
6- Qual a importância da internet, das redes sociais, para a divulgação do trabalho de um artista da música nos tempos atuais?
A Internet, as redes sociais são hoje uma ferramenta de divulgação muito potente, e cada vez mais nós artistas precisamos estar inseridos e antenados nas mudanças, fazendo com que nossa música seja inserida nestes novos mercados.
7- Deixo aqui o espaço livre para que você possa falar sobre algo que considere importante ser citado, ou ainda um recado aos que admiram sua arte:
Ouçam os artistas independentes, divulguem sua arte, frequentem os espaços de cultura, vivam a vida real e menos a virtual. Se hidratem!
Este foi nosso aprazível bate-papo com a talentosíssima Luciane Dom!
Conectando ideias, conectando música da melhor estirpe!
DALTO FIDENCIO
nils satis nisi optimum
http://www.facebook.com/dalto.fidencio
http://twitter.com/DaltoFidencio
Confira:
2019
Faça um comentário