ConVersa e Prosa
Entrevista com Vanoska Buchholz da Costa
Biografia:
Vanoska Buchholz da Costa
Uma escritora
Aos 07 de março 1961 nasce Vanoska, em Nova Prata cidade serrana do Rio Grande do Sul. É a primogênita de uma família de 5 irmãos, cujos pais são: Cely da Silva Luzzatto e Edjalmo Buchholz (in memoriam). Seus irmãos são: Carlyle, Waleska, Luiz Eduardo (in memoriam) e João Pedro, mais tarde ganhou um irmão de um outro casamento de seu pai, de nome João Paulo. Casou-se com Airton Colpo da Costa em 1982 e geraram três meninas, Daniela, Larissa e Giselle. Morou com sua família na Bahia por doze anos, voltando à terra gaúcha após essa temporada. A escritora aventurou-se em seu primeiro livro somente em 2017 e, após vieram mais dois livros. Vanoska pretende continuar a escrever, sua imaginação lhe proporciona belas histórias a serem contadas.
Entrevista
(Bruno Macedo) Como funciona o teu processo criativo? O que te motiva a escrever?
(Vanoska) Ao escrever me inspiro em inúmeras situações, como por exemplo em emoções e sentimentos, vivências e, até em sonhos. A motivação à escrita é o fascínio pelo processo que tem como objetivo a obra concluída, nesse entremeio a criação por exemplo de uma poesia e suas rimas, com metáforas ou outras figuras de linguagem a lhes enfeitar e criar um efeito estético. Valorizo a clareza e simplicidade envolta em bordaduras com as quais as palavras se transformam em ricas histórias.
(Bruno Macedo) Quais são os autores que são para ti referências?
(Vanoska) Entre muitos autores maravilhosos conheci há não muitos anos, duas autoras que me encantaram e, seus escritos são para mim uma aula, são elas Elena Ferrante e Rosamunde Pilcher
(Bruno Macedo) Como você enxerga o mercado editorial brasileiro e a publicação de um livro na atualidade?
(Vanoska) São grandes as intempéries em nosso Brasil, um país de leitores nada assíduos. Acho que o mercado editorial tenta resistir o quanto pode há anos. Grandes livrarias fecharam as portas, portanto não é nada fácil, e para os escritores não é diferente. Fazer ler a população de um país como o nosso, com tanta desigualdade social, é um grande desafio. As pessoas não tem dinheiro para comprar o livro, também não tem um smartphone com a tecnologia necessária para baixar o livro e, nem tempo para isso. Percebo que as crianças de qualquer classe social têm muito interesse na leitura, mas com o crescimento e as necessidades da família, isso fica completamente esquecido ou adormecido pelo cidadão que precisa se preocupar em comer e levar comida para casa desde muito jovem. É uma lástima! Anseio que o livro físico nunca morra, mesmo com a tecnologia dos livros digitais, que também são de imenso valor.
(Bruno Macedo) Comente um pouco sobre tuas publicações e sobre projetos que estejas preparando para o futuro.
(Vanoska) Desde 2010 tornei público, na internet, o que eu escrevo, mas só em 2017 foi impresso e lançado meu primeiro livro de poesias, o Imaginação, o voo da alma. Em 2021 lancei a segunda obra, um livro de poesias infantil intitulado Imaginação de criança, e neste ano de 2022, Caminhos, um livro de contos chega até os leitores. Tenho um livreto de mensagens e/ou orações poéticas que está na fase final. Estou no início de um livro com a história já planejada em minha mente, porém será um desafio desenrolar a aventura na qual vivem esses personagens, mas eu estou disposta a enfrentar.
Poemas
O PLANETA
Brota-lhe a natureza pura,
brota-lhe, pois, é parte dele.
Respeita-a
como a anciã que cura
que tudo sabe,
que a todos
distribui a vida.
Brota-lhe o verde,
o terracota.
Ilumina-se de sol,
pinta-se de alegria
e funde-se
com a natureza em cor.
Brota planeta terra
brota amor!
MEDITAÇÃO
Inspiro bem estar
Espalho saúde
Inspiro carinho
Espalho caridade
Inspiro fé
Espalho bondade
Inspiro coragem
Espalho prosperidade
Inspiro luz
Expiro amor.
(Foto: acervo da entrevistada) Livros publicados pela escritora
Faça um comentário